Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 30 de setembro de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Beto Pitombo no Caiubi

Dentro do projeto da Quinta Autoral Caiubi, o teatro do Cuca, recebe na próxima quinta-feira (30/09/2010), a partir das 20 horas, em Feira de Santana, o cantor e compositor feirense Beto Pitombo. Também se apresentará na terceira edição do encontro mensal a sambista Maryzélia, o cantor baiano Sapiranga e o poeta  Roberval Pereyr. O show reúne artistas associados ou convidados ao Clube Caiubi de Compositores,com o apoio cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana e  produção de Geraldo Lima.

Mercado

Uma das mais respeitadas construtoras do Brasil, a pernambucana Moura Dubeux, anuncia o investimento de R$ 110 milhões no Estado. O grupo participou do Salão Imobiliário da Bahia, em que realizou o pré-lançamento de dois empreendimentos: Horto Plaza, no bairro Horto Florestal, e Torres do Atlântico, em Lauro de Freitas. Presente há 27 anos no segmento de imóveis, a Moura Dubeux pretende se firmar no mercado baiano, um dos mais promissores do setor. Considerada uma das maiores e mais respeitadas construtoras do Nordeste, a empresa mantém atividades também em Maceió, Fortaleza e Natal.

Deputado 

Aposentado pela Policia Rodoviária Federal, o pecuarista Inspetor Daniel é também cantor nas horas vagas. Agora mesmo vem exercendo  na Maçonaria,  o cargo de deputado federal que somente ocupam  as pessoas que cuidam dos interesses daquela instituição em Brasília.

Moda

Nem Jacques Leclair, nem Victor Valentim. No sucesso da Rede Globo, “Ti-Ti-Ti”, é a grife Mabel Magalhães quem assina o vestido que tem causado a maior polêmica entre os protagonistas do enredo fashion. Criado pela dupla Claudia Magalhães e Daniel Correa (estilistas da marca), o cobiçado look faz parte da linha ‘Very’ – trazida para Salvador por Sabrina Furtado com exclusividade para a loja Martha Paiva – onde o requinte de Mabel Magalhães é levado às últimas conseqüências: seja com peças exclusivas ou de edição limitada, proporcionando o sonho de usar algo que é somente seu.

Repercussão 

Repercutiu na Câmara Municipal de Feira de Santana as ultimas declarações atribuídas à candidata à presidência da República Dilma Roussef, de que nem Jesus Cristo tiraria a presidência dela. O vereador Justiniano França  disse que a segurança da candidata Dilma Rousseff chegou a tal ponto que segundo informações de alguns blogs ela teria dito que chamaria o candidato do PSDB, José Serra, para participar de seu governo e que nem Jesus Cristo tiraria essa presidência dela. O vereador falou sobre o assunto indignado e teve o apoio de outros vereadores. “Ela pode ter certeza de uma coisa nisso tudo: com Deus não se brinca. Até o Vaticano já se pronunciou em relação a essa afirmação da candidata”, disse Justiniano. O fato obteve amplo destaque no Blog de Jair Onofre.

Votem nos candidatos de Feira de Santana

Há muito tempo Feira de Santana não foi tão invadida por candidatos das mais diversas regiões  da Bahia, com vista ao pleito eleitoral, mais precisamente para as candidaturas a deputado federal e estadual. Realmente este município é habitado por milhares de pessoas oriundas  não somente de outras cidades, assim como de um sem numero de estados brasileiros e que para aqui vêm com a finalidade de desenvolver atividades profissionais. Chegam, vêm morar, têm filhos e passam a adotar a cidade como sua terra adotiva.

Portanto, seria  oportuno que toda esta gente, nas próximas eleições, votassem nos candidatos de Feira, pois é aqui que a mesma  vive e desfruta o seu dia a dia. Para um dos senadores, votem em Jose Ronaldo; para deputado federal  em  Sergio Carneiro, Colbert Martins, Fernando Torres, Jairo Carneiro e Antônio Carlos Borges Junior entre outros daqui; para estadual em Zé Neto, Graça Pimenta, Eliana Boaventura, Angelo Almeida e Prof. Marialvo e mais. Existem mais alguns radicados nestas plagas, que poderão ser contemplados pelo eleitor que aqui mora, cuja memória me traiu neste momento, todavia sendo daqui,  exerça o poder do voto, pois Feira de Santana, precisa de expressiva bancada.

Candidatos forasteiros

De Ildes Ferreira para o Blog do Jair Onofre : “Feira de Santana virou a Serra Pelada eleitoral. Impressionante o número de candidatos forasteiros que chegam a Feira de Santana – muitos, lamentavelmente, com o apoio de lideranças locais – em busca do ouro, ou melhor, do voto. Na mira, dois resultados: 1. esses forasteiros, que não têm nenhum compromisso com a cidade, serão hibernados, reaparecendo somente daqui a quatro anos; 2. Feira de Santana corre sério risco de perder sua já pouca representatividade política, comprometendo seu processo de desenvolvimento. Urge, portanto, que se retome a discussão sobre o voto distrital que obriga os candidatos a assumirem compromissos com os municípios e regiões.”

Cessa a propaganda

Amanhã será encerrada a propaganda eleitoral no país.Será o ultimo dia dos programas específicos na televisão e rádio, assim como os anúncios através dos  carros de auto falantes volantes, comícios e caminhadas.

Chance de eleição

O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) divulgou um levantamento em que identificou a chance de eleição de 51 candidatos a uma das 39 vagas de deputado federal da Bahia. O partido com tendência a garantir maior número de deputados é o PT, com doze nomes concorridos e maior posição no ranking.A Câmara Federal apresenta 39 vagas para os baianos. O prognóstico, realizado em todo o Brasil, foi feito com base em informações qualitativas e quantitativas. Entretanto, segundo informações do Departamento, a pesquisa não tem caráter eleitoral. Na lista composta pelo PT, o candidato feirense Sérgio Barradas Carneiro aparece com chance de reeleição.

Caruru

Solange Lins de Albuquerque já agendou o seu tradicional  caruru que realiza todo ano, para o dia 16 de outubro, a partir das 20 horas, em seu apê no Jardim Brasil, Salvador, reunindo a família e amigos.

Premio Mundial

A Heineken acaba de receber o World Business and Development Award 2010 (Prêmio Mundial de Negócios e Desenvolvimento 2010) por sua iniciativa em estabelecer uma cadeia de fornecimento sustentável de produtos agrícolas em Serra Leoa. Esse prêmio é um reconhecimento mundial pela dedicação e o árduo trabalho de Tom de Man e sua equipe de AME que estiveram envolvidos com o projeto de Serra Leoa desde 2005. Esse projeto é um grande exemplo de como atua a plataforma da Heineken, Brewing a better future, e de como fazer o bem também é um bom negócio.

O Prêmio Empresas Globais e Desenvolvimento, entregue a cada dois anos, reconhece a contribuição do setor privado para ajudar a alcançar as MDMs através de suas atividades chave. As MDMs, abraçadas por 189 países, são as oito metas que promovem a redução da pobreza, educação, saúde materna, igualdade entre os gêneros, e procuram combater a mortalidade infantil, a AIDS e outras doenças. A Heineken possui uma das suas unidades fabris sediadas em Feira de Santana.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3176 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.