Baianos homenageiam o 188º aniversário da Independência do Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O verde e o amarelo, a bandeira na mão, as camisas da seleção brasileira, tudo fez lembrar o amor ao Brasil e o reconhecimento aos heróis da Independência. Nesse clima de festa, milhares de baianos foram às ruas do centro de Salvador, na manhã desta terça-feira (07/09/2010), para assistir ao desfile cívico-militar que comemorou os 188 anos da Independência do Brasil.

Como é tradição, as homenagens começaram com o governador Jaques Wagner e o comandante da 6ª Região Militar, general João Francisco Ferreira passando as tropas em revista. Em seguida, ao som do Hino Nacional, eles fizeram o hasteamento das bandeiras e autorizaram o início do desfile.

Marchando, as divisões das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) vieram à frente; logo atrás, a Polícia Militar, Guarda Municipal, Salvamar e Samu. Entidades da sociedade civil e escolas da rede pública também participaram. Ao todo, 6.200 pessoas integraram o desfile, que foi do Corredor da Vitória à Praça Castro Alves.

A Marinha também desfilou no mar, com quatro embarcações. Três navios de patrulha e uma lancha da Guarda Costeira saíram do Farol da Barra e seguiram até Itapuã. O percurso durou cerca de duas horas e chamou a atenção de quem estava na praia.

Polícia Feminina é um dos destaques do desfile

Neste 7 de Setembro, a Polícia Militar da Bahia homenageou a Polícia Feminina, que completa 20 anos em 2010. Ao invés de desfilar ao lado de suas companhias e batalhões, 97 mulheres que fazem parte da PMBA desfilaram juntas, cada uma com a farda representando o destacamento onde trabalha.

“Há 20 anos a PM teve a coragem de incorporar as mulheres ao seu quadro e eu, que faço parte desse grupo, hoje sinto orgulho. Essa homenagem é um reconhecimento da corporação e da sociedade baiana, que acolheu e confia na polícia feminina”, destacou a sargento Geane Góes.

Baianos prestigiam festa da Independência

O movimento no centro da cidade começou cedo; antes das 8h, muita gente já esperava o início do desfile, marcado para as 9h30. Famílias inteiras e muitas crianças foram prestigiar a festa da Independência. “Cheguei cedo porque quero ver de perto. Meu filho é soldado e não posso perder esse desfile”, contou a aposentada Maria Dolores.

Do outro lado da rua estavam Marta, Marcos e Paulo – mãe, pai e filho. Vestido com uma roupa verde e amarela, Paulo só queria ver o “execitu de idepedência”. “Trouxe porque ele adora. Ainda não entende bem o que foi a Independência, mas tudo isso vai formando ele e ensinando valores”, afirmou Marcos.

Quando as primeiras tropas passaram, não havia mais espaço próximo à rua. As apresentações que simularam operações militares foram as mais festejadas. O Grupo de Ações Rápido Repressivas do Águia (Garra) exibiu números de perícia sobre motocicletas, com dez policiais formando uma pirâmide humana sobre três motos em movimento, sendo um dos grupos mais aplaudidos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113655 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]