Temperaturas começam a esquentar com a entrada da primavera

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Quem espera a chegada da primavera para aproveitar dias ao ar livre sem sair acompanhado de guarda-chuva já pode começar a se programar. A estação das flores iniciou sua temporada às 00h09min desta quinta-feira e segue até 21 de dezembro de 2010. O inicio dessa estação será marcada com poucas nuvens e chuvas rápidas, segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

Em Salvador, o mês de setembro está inserido no período quente e seco da Bahia (que vai de agosto a março na capital baiana), e as chuvas nessa época do ano são decorrentes dos ventos úmidos que vem do Oceano Atlântico.

Os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico ainda influenciam as condições do tempo, na capital baiana e região metropolitana entre os dias 24/09 (sexta-feira) e 26/09 (domingo), deixando o céu parcialmente nublado a claro com chuvas fracas e isoladas. Esta previsão também é válida para as regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul da Bahia. É sempre bom lembrar que essas chuvas deverão ocorrer de forma passageira e serão mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

A previsão para a faixa centro-leste das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste é de céu parcialmente nublado a claro. Nas áreas serranas dessas regiões estão previstas as menores temperaturas do Estado, com mínimas variando entre 15°C e 17°C, podendo ocorrer durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

A massa de ar quente e seco que vem atuando nas últimas semanas na região Centro-Oeste e grande parte das regiões Norte, Sudeste e Nordeste do Brasil, deverá se intensificar nos próximos dias, deixando o céu ensolarado e sem chuvas nessas áreas. Na Bahia, essa massa de ar continua contribuindo para a redução da umidade, que poderá atingir valores relativamente baixos, podendo chegar aos 20%. Este panorama mantém o céu claro nas regiões Oeste, São Francisco, Norte e faixa centro-oeste dasregiões da Chapada Diamantina e Sudoeste. Para essas regiões também estão previstas as temperaturas mais elevadas do Estado, com máximas de até 35°C.Já é Primavera!

A primavera é o período de transição entre as estações de inverno e do verão, sendo no inicio com temperaturas amenas e tempo seco (típica do inverno) e na segunda metade com temperaturas elevadas e chuvas mais intensas (típica de verão). È nessa estação que tem início o primeiro período chuvoso em grande parte do país, que vai de outubro a março do ano seguinte, sendo as frentes frias que avançam do Sul em direção ao Nordeste brasileiro associadas à umidade vinda da Amazônia, os principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas ao longo da estação.

Maré

A maré deverá atingir sua altura máxima, com valores variando de 1,9 m a 2,4 m, em torno de 04h30 e das 16h30, respectivamente. Enquanto que a maré baixa, com valores entre 0,2 m e 0,3 m, está prevista para os horários em torno de 10h30 e 22h30. Já as ondas deverão ter agitação de intensidade moderada e fraca com altura máxima chegando a 2 m.

Índice de Radiação Ultravioleta

Para o período entre os dias 24 e 26 de setembro de 2010 estão previstos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) variando entre 10 e 12 no Nordeste brasileiro, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte das categorias Muito Alta e Extrema. Com isso, recomenda-se evitar a exposição à radiação solar entre os horários das 10h às 15h, bem como, usar filtros solar, bonés, óculos escuros e roupas leves. Estes cuidados são importantes na prevenção de danos em longo prazo para a saúde, a exemplo de câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109755 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]