Bahia: exigência do TSE aumenta em 46% a procura por carteira de identidade

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) ampliou a capacidade de emissão de carteira de identidade nas 41 unidades fixas do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e nos dois postos móveis, aumentando a distribuição de senhas para 4,7 mil/dia de forma a agilizar o serviço, reduzindo o tempo de espera para o usuário.

A medida se deve ao crescimento da demanda em função do período eleitoral que, segundo divulgou a Saeb neste sábado (25/09/2010), cresceu 46%, com a emissão de 208 mil documentos nos meses de agosto e setembro. Este percentual significa 66 mil a mais do que os mesmos meses em 2009, quando o número de emissões foi 142 mil carteiras de identidade.

A Saeb informa que aumentou também a procura pela segunda via do título de eleitor (somente agora sem setembro foram cerca de 20 mil) e certidão de quitação com a justiça eleitoral. Para manter o atendimento em bom nível, a secretaria vem realizando plantões nos finais de semana na capital e no interior do estado.
A procura maior pela carteira de identidade é conseqüência da determinação do Tribunal Superior Eleitoral exigindo, que na hora da votação, o cidadão apresente, além do título de eleitor, um documento oficial com foto. Pode ser o RG, a identidade funcional, certificado de reservista, carteira do trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109860 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]