Antônio Torres homenageado em seminário na UEFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Prossegue até esta quinta-feira (09/06/2010), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Seminário Narrativas e Viagens do Junco ao Mundo: 70 anos de Antônio Torres. O evento, que conta com a presença do homenageado, é realizado através do Programa de Pós-graduação em Literatura e Diversidade Cultural e tem como objetivos divulgar a importância da sua obra, além de estimular a leitura e a pesquisa sobre escritor baiano.

A programação do evento inclui palestras, mesas-redondas, oficina literária e mesas de comunicação sobre aspectos da obra de Antônio Torres apresentados por pesquisadores e estudantes da Uefs, Ufba, Uneb, Unijorge e UFPE.

Na manhã de hoje, ao ser perguntado pelo professor doutor Aleilton Fonseca, organizador do evento, sobre o porquê de ter se tornado escritor, Antônio Torres transferiu a homenagem para as professoras primárias que o ensinaram a ler e escrever. “Foram as minhas professoras, desde a minha infância lá na cidade de Junco, interior da Bahia, hoje chamada de Sátiro Dias, que me formaram em cidadão-leitor e em cidadão-escritor. Elas tornaram esse processo muito prazeroso quando promoviam a leitura em voz alta. Assim a gente consegue sentir a cor, o som e a imagem que as palavras carregam”, declarou.

Antônio Torres é considerado um dos grandes escritores baianos da atualidade. O escritor abriu caminho para a carreira internacional após lançar uma edição francesa em 1984 da obra Essa Terra. Hoje, tem livros publicados em Cuba, Argentina, Alemanha, França, Itália, Inglaterra, Estados Unidos, Israel, Holanda, Espanha e Portugal. Além de mostrar as características regionalistas do universo do interior do Brasil como o êxodo rural, a obra de Torres também explora os cenários urbanos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]