Alguns jornais americanos modificam conteúdo com base em tráfego na internet

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Já que os jornais podem agora saber quais as matérias mais visitadas em seus sites na internet, várias publicações começaram a adaptar sua cobertura ao que os usuários estão lendo e comentando com mais frequência, afirma o New York Times.

O Wall Street Journal é um dos que usam informações sobre o tráfego na internet para saber o que mais interessa aos leitores. Reuniões de pauta diárias já discutem os temas mais populares nas buscas feitas no site do jornal, as matérias que geraram o maior número de visitas e de mensagens no Twitter.

Há alguns meses, o Yahoo lançou um blog de notícias com conteúdo criado a partir das buscas mais populares. Mas como explicou Raju Narisetti, do Washington Post, na matéria do New York Times, um assunto muito popular não é necessariamente notícia, ou vice-versa.

A crescente variedade de ferramentas digitais disponíveis para jornalistas está inclusive mudando a forma de trabalho nas redações. Uma novidade é escrever matérias que sejam mais atrativas para os mecanismos de busca – a chamada otimização de mecanismos de busca (SEO, na sigla em inglês).

Também existem programas de computador que permitem aos jornais saber, com exatidão, quanto dinheiro cada matéria está gerando, aponta o New York Times.

Para Stefanie Chernow, do blog World Editors Forum, há uma necessidade de recolocar o jornalismo do lado do público, e ter ferramentas online que gerem entusiasmo pelo conteúdo é um atributo positivo. Mas ainda não sabemos como as redações irão balancear um processo democrático de seleção de notícias e decisões baseadas em julgamentos editoriais”.

Leia +

Não pergunte sobre o Pulitzer aos meios de comunicação (em inglês) (Battlemedia.com)

*Com informação do Centro Knight

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123276 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.