Agricultura familiar será destaque na Exposição de Ruy Barbosa

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Quem participar da XXVII Exposição Agropecuária de Ruy Barbosa, que será realizada desta quarta-feira (01/09/2010) até o próximo domingo (5), no Parque de Exposição do município, poderá conferir as novas tecnologias voltadas à agricultura familiar. Melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares baianos, aliás, é um dos objetivos da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), que desenvolve, através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), diversas ações para o agricultor familiar.

Durante a exposição, os técnicos da EBDA estarão elaborando propostas de crédito, junto aos agricultores familiares, para aquisição de bovinos de corte e leite, expondo caprinos e ovinos do programa Sertão Produtivo, pescados e falando sobre a importância do consumo dos peixes para a saúde humana. Além disso, vai demonstrar tear, a fabricação de tecidos de algodão, mostrar sementes de sorgo, feijão e milho e informar sobre animais da raça Gir Leiteiro.

Segundo o gerente regional de Itaberaba, Unaldo Santos, o intuito é divulgar as atividades desenvolvidas pela empresa no melhoramento genético das matrizes, o que está ligado diretamente ao aumento da produtividade leiteira da região. “Além disso, será disponibilizado, nos stands da EBDA, um espaço voltado para o artesanato de palha do licurí, fabricado por agricultoras da região, e serão realizadas palestras sobre a viabilidade de utilização de sistemas de irrigação de baixo custo”, explicou.

Cursos e apresentações

Um dos destaques da exposição serão os cursos e apresentações da EBDA, durante as quais serão abordadas questões como a construção de equipamentos para sucção de água de poços e cisternas, a exemplo da Bomba-Rosário, que utiliza a roda de bicicleta e um barbante para o seu funcionamento, e a Bomba Puxa-Empurra, que utiliza tubo de PVC para a condução da água. Ainda será exposto o sistema de irrigação com “garrafas tipo PET”, muito simples e de baixo custo, e que serve para irrigar pequenas áreas de hortaliças ou de outras culturas.

“A peculiaridade desse tipo de irrigação está nos materiais utilizados, por serem viáveis e de fácil acesso aos agricultores familiares, tornando-se fundamentais para o trabalho do dia-a-dia deles e de seus familiares”, concluiu Unaldo Santos.

Para o presidente da EBDA, Emerson Leal, o objetivo dessas ações durante as exposições é apresentar aos agricultores familiares novas tecnologias que se ajustem às peculiaridades de cada região, respeitando principalmente o meio ambiente. “A missão da empresa é promover o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar, viabilizando as condições necessárias para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores”, disse o presidente.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108727 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]