Agendada inauguração da Escola Pública de Trânsito de Feira de Santana pelo Governo Tarcízio Pimenta

Fachada da Escola Pública de Trânsito de Feira de Santana (Eptran).
Fachada da Escola Pública de Trânsito de Feira de Santana (Eptran).

A Escola Pública de Trânsito de Feira de Santana (Eptran) entra em funcionamento no próximo dia 19, uma quarta-feira, às 19 horas, na rua Leolinda Bacelar, 464, Kalilândia. A iniciativa do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), visa promover o exercício da cidadania no trânsito e a inclusão social, oferecendo cursos gratuitos para pessoas de baixo poder aquisitivo.

Nesta quarta-feira (29), a Escola Pública de Trânsito será inaugurada. A unidade será entregue à população às 17 horas, com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta.

A iniciativa determinada pelo prefeito Tarcízio Pimenta visa atender à necessidade de promover a reciclagem dos condutores do transporte público municipal, a exemplo de motoristas de ônibus, vans alternativas e mototaxistas, e dos que prestam serviço direto ao Município. Também oferecerá oportunidade para capacitação dos agentes de trânsito e fiscais de transportes do Município.

Para implantação da Escola Pública de Trânsito, o Governo Municipal também levou em consideração que a formação teórico-técnica e prática dos candidatos ao processo de habilitação para condução de veículos automotores é imprescindível para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.

Ainda foi levado em consideração que a oferta do serviço gera aos alunos a possibilidade de emprego na condição de condutor de veículos. “A simples obtenção da Carteira Nacional de Habilitação é capaz de abrir consideravelmente as possibilidades de trabalho para a parcela menos favorecida da população feirense, dada a falta de qualificação profissional comum aos trabalhadores das classes sociais mais necessitadas”, frisa o prefeito Tarcízio Pimenta.

A entidade terá como finalidade promover a educação para o trânsito, trabalhando a mudança de valores, comportamento e atitudes, através de cursos, ações e projetos educativos; o aperfeiçoamento, a especialização e capacitação dos servidores públicos da Prefeitura de Feira de Santana, que atuam no Sistema de Trânsito; o aperfeiçoamento de condutores dos transportes públicos de Feira de Santana; a formação teórica e prática para os candidatos à primeira habilitação e outras atribuições que vierem a ser estabelecidas no Regimento Interno.
Recapeamento da Mons. Moisés do Couto

Intervenção será finalizada nesta quarta-feira, 29

Após recuperar diversas ruas do município, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, dá início ao recapeamento em parte da rua Monsenhor Moisés do Couto, no bairro Campo Limpo. O serviço começou a ser executado no início da manhã desta terça-feira (28), com Concreto Betuminoso Usinado a Quente, e será concluído nesta quarta-feira (29).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, serão utilizadas cerca de mil toneladas de asfalto nesta obra, que teve início no cruzamento da rua Campo da Aviação. O prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou os trabalhos acompanhado do secretário Pinheiro e do secretário de Governo, Geraldo Sampaio.

Enquanto o serviço era executado, diversos moradores acompanhavam o início dos trabalhos, ansiosos para desfrutar do benefício. A moradora Lucilene Santos, afirma que a via terá uma outra “cara” com o recapeamento. “Espero que a Prefeitura continue fazendo isso em todas as ruas porque vai dá mais segurança”, diz.

Também morador do bairro e aposentado, Simpliciano Pereira, comenta que a iniciativa vai melhorar o trânsito em todos os sentidos. “Evita que os veículos quebrem, em caso de prestar socorro a alguém é mais rápido e ainda diminui a poeira”, observa.

Além dessa via, a Prefeitura está pavimentando a rua Primavera, no bairro Sobradinho, e recapeando a avenida Riachuelo, nas Baraúnas. Também foram recuperadas diversas outras ruas do município.

VIII Semana do Idoso em Feira de Santana; Programação iniciada nesta terça-feira, às 14 horas

Uma séria de atividades serão desenvolvidas na VIII Semana do Idoso do Centro de Convivência D. Zazinha que será realizada entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a Unimed, Universidade aberta da 3ª idade – Uati, Sesi e demais grupos.

A semana começa com a inauguração das novas instalações do Centro de Convivência D. Zazinha; seguido por apresentações e palestras ministradas no Centro de Cultura Maestro Miro no dia 28 a partir das 14 horas.

Ainda no Maestro Miro, a programação para o dia 29 conta com um festival de dança com apresentação de diversos grupos da 3ª idade do município. Na manhã da quinta-feira (30) as atividades se concentram no Feira Tênis Clube onde haverá competição de jogos esportivos. A semana se encerra com uma tarde dançante em um baile também realizado no Feira Tênis Clube.

Segundo a coordenadora do Centro D. Zazinha, Aísile Andrade, “a realização dessa semana é de extrema importância para estes idosos, porque valoriza e mostra que eles ainda estão inseridos na sociedade. É uma valorização da auto-estima”, ressalta.

Os idosos participam gratuitamente das atividades desenvolvidas pelo Centro de Convivência D. Zazinha. O Centro oferece oficinas de artesanato, aulas de hidroginástica, aeróbica e dança de salão, todos acompanhados de profissionais específicos.

Cerca de 200 pessoas são atendidas diariamente no Centro, que contam com um acompanhamento de psicólogas, enfermeiras e assistentes sociais.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110917 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]