Adab apreende e sacrifica 15 mil aves que ameaçavam saúde da população

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia reforça ações do Programa de Sanidade Avícola.

Ações preventivas realizadas por fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), nos municípios de Vitória da Conquista e Itaberaba, culminaram com a apreensão de cerca de 15 mil aves, (galinhas de descarte), que representavam perigo à saúde da população e que foram sacrificadas. As aves eram provenientes da região Sudeste do país e estavam sendo transportadas em cinco caminhões cujos motoristas tentaram burlar as barreiras sanitárias da Adab usando Guia de Trânsito Animal (GTA) falsificada. “Animais com origem desconhecida podem estar doentes e transmitir enfermidades aos nossos plantéis, e ameaçar a saúde da população”, explica o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto, acrescentado que a ação da agência está respaldada em orientação do Ministério da Agricultura (MAPA).

A GTA é um documento obrigatório para trânsito de animais e, no caso de aves de descarte, só pode ser emitido por médico veterinário do Serviço Oficial. O sacrifício das aves foi realizado pelo Grupo Especial de Atendimento Sanitário Emergencial (Gease/Aves) e contou com a participação de 15 fiscais e técnicos da agência. Após a ação, os motoristas dos caminhões foram encaminhados à Delegacia de Polícia e agora respondem a inquérito criminal.

“A defesa agropecuária da Bahia é eficiente, capaz de assegurar a saúde da população e a sanidade da avicultura do Estado”, ressaltou o secretário de Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao ser informado da apreensão das aves.

O diretor geral da Adab, Cássio Peixoto disse que “ações como essas respaldam o negócio pecuário na Bahia. Estamos no cumprimento do nosso dever com os criadores e com a sociedade. Por isso, vamos intensificar as fiscalizações móveis e buscar parceiros comprometidos com a população e com a agropecuária no Estado de modo a cada vez mais acautelar os interesses do setor”.

Com a possibilidade de mudança na classificação do status sanitário da avicultura na Bahia de C para B, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está intensificando as ações dentro do Programa de Sanidade Avícola. Seguindo as orientações da última auditoria do Ministério da Agricultura (MAPA), a Adab ampliou a vigilância ativa nas propriedades, aprimorou o monitoramento, cadastrando as granjas pelo sistema Adabsat (georeferenciamento) e reforçou a fiscalização do trânsito de animais em território baiano.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]