Ações para recuperar Rio Subaé continuam avançadas. Leia esta e outras notícias da PMFS

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Reunião discutiu próxima etapa do processo

As ações visando à recuperação e conservação da área da nascente e do rio Subaé, promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) em parceria com ONGs e outros órgãos, continuam avançando. As ações para a próxima etapa do processo foram discutidas pelo secretário Antônio Carlos Coelho com representantes de várias entidades, na manhã desta quarta-feira (22/09/2010), no Paço Municipal Maria Quitéria.

O processo de recuperação e conservação da área encontra-se na fase de elaboração do mapa com o trajeto do rio Subaé na área de abrangência de sua nascente, incluindo os pontos onde serão implantadas as passagens sobre manilhas. A elaboração do mapa está a cargo da Semmam e deverá ser concluída até o dia 28 deste mês.

A próxima etapa, conforme o secretário Antônio Carlos Coelho, engloba a limpeza do rio Subaé na área de abrangência da nascente. “Para tanto, contaremos coma elaboração das diversas empresas situadas próximas a essas áreas e que já se comprometeram com a causa. Para um determinado trecho, identificado como mais distante e pouco ocupado, até então sem responsável pela tarefa de limpeza, efetuamos contato com as empresas L. Marquezzo e a R. Carvalho, que a título de compensação ambiental relacionada a processos de Licenciamento Ambiental, se mostram receptivas e se comprometeram verbalmente em efetuar a referida limpeza”, ressaltou.

Para execução do trabalho de parceria, a Semmam deverá definir o trajeto. Esse trabalho, a título de compensação, abrangerá além da limpeza, a implantação de uma pista de Cooper e arborização no entorno da nascente.

Feira em Congresso de Estudantes

Evento ocorre entre os dias 23 e 26, em Salvador

A experiência exitosa do ex-parlamentar juvenil feirense, Abimael Nascimento Pereira, que atuou no período de 2005 a 2007, será apresentada durante o 11º Congresso Nacional de Adolescentes. O evento ocorre no Bahia Palace Hotel, em Salvador, no período de 23 a 26 (quinta-feira a domingo).

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, justifica a escolha de Abimael Pereira para representar Feira de Santana durante o evento em função da trajetória do estudante.

“O estudante veio de família humilde, do distrito de Governador João Durval (Ipuaçu), passou pelo programa Bolsa Família, pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e concluiu os estudos de 2º grau em escola da rede pública. Hoje cursa Serviço Social e é estagiário em nossa secretaria”, relatou.

É justamente a trajetória de ascensão, afastado do mundo das drogas e com um futuro promissor como profissional de nível superior, que Abimael Pereira pretende mostrar durante o evento, que reúne estudantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, dentre outras localidades do Brasil.

Para o secretário Maurício Carvalho, a trajetória de Abimael Nascimento Pereira é um incentivo para outros jovens feirenses e do Brasil para seguirem pela retidão e se desenvolverem.

“Ele dá um exemplo claro de como evitar o caminho das drogas e de como progredir na vida profissional, além de estar participando dos segmentos organizados da sociedade”, frisou.

Vigilância Epidemiológica em discussão

Objetivo é esclarecer a função do órgão

A Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está sendo tema de uma capacitação realizada no auditório da própria Secretaria. O ciclo de palestras do evento teve início na manhã desta quarta-feira (22) e vai até sexta-feira (24).

Conforme a coordenadora do encontro e técnica da Viep, Erenilde Marques de Cerqueira, “a finalidade da capacitação é esclarecer qual a função da Viep para que as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde junto à população possam ser mais fortalecidas”.

A palestra sobre “Viep – Conceitos, finalidades e ações” foi apresentada pela coordenadora do evento. Durante a apresentação, Erenilde Cerqueira destacou que a atuação do órgão vai além do campo das doenças. “A Viep analisa os fatores que determinam enfermidades e também outros agravos a saúde do homem. Por exemplo, a violência é um mal que prejudica a saúde, portanto está dentro do nosso campo de atividades”, salienta.

Em seguida, a “Viep da Dengue” foi demonstrada pela técnica referência em dengue da SMS, Maricélia Maia. Dentre as informações apresentadas, a técnica em dengue mostrou como funciona o processo de identificação da doença até os procedimentos adequados a situação de cada paciente.

O público do encontro está sendo formado por profissionais de saúde das Policlínicas, dos postos de Unidade de Saúde da Família (USF) e das Unidade Básica de Saúde (UBS) e funcionários da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep). Estudantes do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde da Família (Pet) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) também foram convidados a participar da capacitação.

Seleção para Conselho Tutelar I e II

Exige inscrição de instituição em Conselho

O processo de seleção para o Conselho Tutelar de Feira de Santana admite apenas os profissionais que trabalham em instituições inscritas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os candidatos devem ter experiência de no mínimo dois anos com crianças e adolescentes na área de proteção, defesa ou atendimento. As diretrizes são baseadas nas Leis Municipais 8.042/91, 183/95 e 2.514/04, conforme o vice-presidente do Conselho Municipal, Pablo Roberto Gonçalves.

As inscrições para escolha dos 10 novos membros do Conselho Tutelar podem ser feitas até o dia 30 de setembro, na Casa dos Conselhos, situada na rua Domingos Barbosa de Araújo, 160, Kalilândia.

As provas acontecem no dia 17 de outubro no Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Colégio Estadual e Instituto de Educação Gastão Guimarães.

Os novos conselheiros vão permanecer no cargo por três anos, com a possibilidade de se reeleger uma vez. Sua função é, segundo o vice-presidente do Conselho, garantir os direitos da criança e do adolescente conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. A remuneração é de R$ 750.

Para realizar a inscrição são necessários: declaração de antecedentes criminais, cópia da cédula de identidade e CPF, idade superior a 21 anos, comprovação de residência em Feira de Santana há mais de dois anos, comprovante de conclusão do 2ª grau, título de eleitor regular e comprovação de experiência de serviços prestados em defesa da criança e do adolescente de no mínimo dois anos. A eleição será realizada no dia 12 de dezembro.
Prefeitura antecipa salários

Pagamento será feito na sexta-feira, 24

O pagamento dos salários dos servidores públicos municipais de Feira de Santana será antecipado para a próxima sexta-feira (24). A decisão foi tomada pelo Governo Municipal em função do dia 25, data em que o salário vem sendo liberado nos últimos anos, ter caído no sábado.

O secretário municipal de Administração, João Marinho Gomes Júnior, informa que além da antecipação do pagamento dos salários, a Prefeitura também já está disponibilizando os contra-cheques do mês vigente através da internet.

Para ter acesso ao contra-cheque pela internet, o servidor deverá acessar o site da Prefeitura (www.feiradesantana.ba.gov.br), clicar no link da Secretaria de Administração e, em seguida, clicar em cima do link Consulta Contra-cheque.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.