A economia de mercado e o mercado político-eleitoral

A renda que o líder político almeja é alcançar o poder na sua coletividade; já o empresário capitalista aspira acumular capital, ganhar dinheiro; a maneira de aferir a renda conquistada, no caso do líder político, é através do voto, enquanto o empresário capitalista coteja o lucro.

Em época eleitoral, partidos e candidatos saem à caça de um bem precioso: o voto do eleitor. E fazem de tudo para conquistá-lo. O capital almejado é ganhar eleições e conquistar o poder político. E por falar em capital… me parece apropriado traçar um quadro comparativo dos tipos ideais destas duas categorias sociais: o líder político na concepção weberiana, aquele que tem a política como vocação; e o empresário capitalista na concepção schumpeteriana, o empresário empreendedor.

Compreendendo a ação humana de tal maneira, torna-se possível observar o fenômeno eleitoral com relativa objetividade e isenção, o que é tarefa da Política desde Maquiavel.

Considero apropriado desenvolver um painel comparativo porque encontramos muitas semelhanças de estratégias e objetivos entre os agentes do mercado político e da economia de mercado, que faz com que, após análise, cheguemos a algumas conclusões.

Podemos caracterizar uma democracia representativa como um mercado político, isto é, o local onde os agentes sociais (candidatos) se apresentam oferecendo os seus serviços (promessas de campanha) em troca do voto do eleitor. Daí a semelhança com o mercado econômico, onde produtores sociais se apresentam oferecendo o seu produto em troca de dinheiro.

Juarez Duarte Bomfim
Sobre Juarez Duarte Bomfim 740 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]