16º Festival de Violeiros aconteceu na Casa da Cultura, em Valente

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Realizado no sábado (26/09/2010), na Casa Brasil, município de Valente, o 16º Festival de Violeiros da região semiárida da Bahia. O evento, com apoio da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel e promovido por artistas populares da terra, teve como objetivo reunir os diversos violeiros para valorização e divulgação de uma das principais manifestações culturais do povo sertanejo.

O festival cultural mais uma vez mobilizou os principais artistas populares de várias cidades (Ichu, Conceição do Coité, Riachão do Jacuípe, Serrinha e Valente) da região semiárida baiana e os representantes de Salvador. Também participaram as lideranças sindicais e comunitárias rurais e urbanas, os membros de grupos culturais (samba de roda, reisado, cantiga de roda etc.), representantes das entidades da sociedade civil (Straf Valente – Neca, Apaeb – Ismael Ferreira; Sicoob-Cooperativa de Crédito Rural -Celita) e da Câmara de Vereadores de Valente, os vereadores Maria Madalena (Leninha) e Agnaldo, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT).

Modalidade – Foram quatro as modalidades apresentadas e em disputa pelos artistas violeiros no festival. Nas modalidades assunto e verso livre, os violeiros desenvolveram de improviso os temas, cantando questões relacionadas à realidade do sertão. Na modalidade motes, os violeiros tiveram que fazer os versos de sete e dez, diretamente ligados aos temas sorteados na hora.

Duplas de seis municípios se apresentaram no festival: Antônio Queiroz e Lavandeira (Valente), Davi Ferreira e Curió (Ichu), Passarinho e Mundinho (Conceição de Coité), Bráulio Pinto e Jota Carneiro (Serrinha), Leandro e Paraíba da Viola (Salvador), Antônio Maracujá e Nadinho (Riachão do Jacuípe) e Bem-Te-Vi e Sabiá (Serrinha/Coité). Na mesa julgadora, participaram Adnito Oliveira, Pedro Amilton, Hamilton Messias e Soraya Oliveira.

Os coordenadores do evento, por diversas vezes, fizeram agradecimentos a Emiliano José (candidato a deputado federal) e Fátima Nunes (candidata a deputada estadual) pelo PT, pelo constante apoio às manifestações culturais populares e, em particular, ao festival de violeiros. Na ocasião também foi lembrado o recente apoio (emenda parlamentar) dado por Emiliano José para resgate e fortalecimento da cultura no município de Serrinha, através da reconstrução do CineCultura, no valor de mais de dois milhões.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116540 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.