Zoológico de Salvador ganha nova moradora

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Uma zebra nasceu está semana no Zoológico de Salvador. A nova moradora, da espécie Equus burchelli, nasceu na última quarta-feira (25/08/2010) e ainda não foi submetida a exames clínicos, mas, de acordo com a equipe técnica do Zoo, ela passa bem. O Parque, atualmente, possui um dos maiores planteis de zebras do Brasil e a cria, cuja espécie é originária do continente africano, já pode ser visitada pelo público.

O veterinário Vinícius Dantas, que acompanhou o nascimento da “zebrinha”, conta que, durante os primeiros 45 dias, a recém-nascida se alimentará apenas de leite materno. Após esse período, ela estará apta a se alimentar como qualquer outro animal da espécie, que é herbívora. “Por enquanto, estamos apenas observando o cuidado da mãe com a cria. A zebra é um animal que evita o toque e, nesta fase, fica ainda mais afastado. A fêmea é super protetora e ciumenta”, diz.
O coordenador do Parque, Gerson Norberto, avalia que esse número significativo de nascimentos no Zoo – a exemplo dos ursos-de-óculos, com o nascimento inédito de trigêmeos, e de filhotes de aves raras como guarás e jacamins – é o reflexo do trabalho técnico desenvolvido. “Desenvolvemos ações de medicina preventiva, nutrição animal, enriquecimento ambiental e educação. Todas estas ações proporcionam um ambiente tranquilo e equilibrado, com apoio técnico especializado por 24 horas, o que garante o bem-estar animal”, avalia.

Curiosidade – As zebras já nascem listradas e cada uma delas possui um desenho diferente. As listras são como as impressões digitais nos humanos e funcionam como mecanismo de defesa contra os predadores, como os leões. Ao perceberem a aproximação dos felinos, as zebras, que normalmente andam em grupos, se movimentam com o objetivo de deixá-los confusos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109955 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]