Vigilância Sanitária inicia a fiscalização de produtos consumidos pelo feirenses em bares e restaurantes. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Fiscalização de maionese dentro de bisnagas em restaurantes e lanchonetes

A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Sanitária da, em constante preocupação com a saúde pública do município e região, fiscaliza o uso de maionese, mostarda e catchup dentro de bisnagas em bares, lanchonetes e restaurantes.

Segundo a Vigilância, o processo de higienização e conserva destes produtos não procede com as normas que garantem a saúde de quem os consomem. Esses deverão ser oferecidos aos seus clientes em forma de sachês unitários e descartáveis, evitando assim a não contaminação dos produtos.

A chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Kérssia Carneiro, afirma que a fiscalização e a devida apreensão não estão sendo feita apenas nesses estabelecimentos, mas também em lugares onde encontram a maionese caseira fora da refrigeração correta. Os trailers não fazem parte dos lugares onde atuam a fiscalização devido a algumas especificações, mas em caso de denúncia a Vigilância faz o recolhimento dos produtos no local em denúncia.

“Infelizmente, até por uma questão social, é muito comum em Feira de Santana encontrar maionese em bisnagas em cima de balcões. Mas, onde estamos vendo, estamos recolhendo o alimento”, afirma.

12 finalistas do Festival Gospel

Final acontece na próxima sexta-feira

Os 12 intérpretes classificados para a última etapa da terceira edição do Festival de Música Gospel foram anunciados na noite de sábado (21), ao final da segunda eliminatória do concurso, realizada no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro. A fase final acontecerá na próxima sexta-feira (27), às 20 horas, no mesmo local.

As semifinais foram disputadas por 29 intérpretes. Desses, foram classificados os 12 finalistas: Abel e Lorena, com “Não Desanime”, Antônio Melo, com “Cegos”, Bianca Santos, com “Meu Amado”, Caroline Almeida, com “Eu Te Amo”, Cezahr Campos, com “Fala”, Crisael Neri, com “Nunca Desista”, Herlon Neves, com “Ao Encontro do Mestre”, Quezia Carvalho, com “Tua Vontade”, Tatiana Queiroz, com “Soberano”, Taty Moura, com “Minha História”, Thayne Silva, com “Eu Te Louvarei”, e Vini Melo, com “Tiro no Escuro.

Além de concorrer a prêmios no valor total de R$ 8.500, distribuídos entre os três primeiros colocados, melhor intérprete masculino, melhor intérprete feminino, melhor arranjo e melhor performance, os 12 finalistas do concurso irão participar da gravação de um CD, no qual cada um irá gravar a faixa apresentada no concurso. Mais três intérpretes foram convidados para gravar o CD promocional, que terá 15 faixas. Foram eles: Cristina Ribeiro, com “A Porta de Deus”, Thiago Ferreira, com “Decisão” e Valdirene Santos, com “O Cordeiro de Deus”.

Para Herlon Neves, estar incluído entre os 12 classificados para a final é uma grande vitória. “Aproximadamente 100 candidatos se inscreveram no Festival, sem contar que é a primeira vez que participo. Sinto-me vitorioso por isso”, conta. Feliz com o resultado, a finalista Tatiana Queiroz destaca “a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável”, enquanto que Antônio Melo, o intérprete mais velho dentre todos os finalistas, com 60 anos, ressalta que “o objetivo em si não é a competição, mas evangelizar através da música”.

Os intérpretes foram julgados por uma comissão formada pelo produtor musical Levi Miranda, maestrina Natanira Gonçalves, cantor e compositor Admilson Ferreira (Bazuka) e professor de instrumentos musicais Maurício Daltro, que avaliaram critérios como letra, harmonia, performance e interpretação.

Durante a realização da segunda eliminatória, os finalistas da segunda edição do Festival receberam 50 cópias, cada um, do CD gravado com as faixas interpretadas, entregues por Luluda Barreto, diretora do Departamento de Atividades Culturais e pelos secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade e de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana. O Festival de Música Gospel é promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa.

Estrada da Matinha recebe asfalto

Concreto Betuminoso Usinado a Quente na pista

Os preparativos para o início da pavimentação asfáltica da entrada que liga a BR-116 Norte à sede do distrito da Matinha foram inspecionados na manhã deste sábado (21) pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

Ele acompanhou os últimos testes realizados antes do início da pavimentação. Um tecnologista em laboratório, João Falcão Borges, realizou um ensaio de densidade, sendo considerado ótimo o resultado.

“Avançamos em mais uma fase do processo de pavimentação da estrada do distrito. Esse teste nos mostra o grau de compactação e a sua densidade. A pista está pronta”, avalia João Falcão.

Nesta tarde também está previsto o trabalho de imprimição da estrada – banho do primeiro asfalto para aprontar a base. “Estamos programando para às 16 horas ser iniciada a imprimição da estrada”, programa José Pinheiro.

A fase de imprimição antecede a pavimentação asfáltica. A estrada que liga à BR-116 Norte a estrada da Matinha tem 6,5 km de extensão. A entrada será pavimentada com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) facilitando assim o acesso ao distrito.

Toda a pista já passou por terraplenagem e teve a largura padronizada em sete metros, com o recuo de cercas e muros. Também foi feita a relocação de postes, possibilitando a execução do serviço.

Bairro Irmã Dulce comemora asfalto

Três principais ruas recebem pavimentação

Os moradores do bairro Irmã Dulce comemoraram na manhã deste sábado (21) o início das obras de recapeamento de três das principais ruas do bairro. O início da obra foi autorizado pelo prefeito Tarcízio Pimenta.

A primeira via a receber o asfalto foi a Rio Purus. Em seguida, as ruas rio Araguaia e rua Felinto Marques Cerqueira. A obra deve ser concluída em 15 dias, conforme o secretário de Desenvolvimento Social, José Pinheiro.

“Vamos aproveitar o tempo aberto, sem chuva, para acelerar o serviço. Se tudo correr bem, vamos finalizar essas três ruas em 15 dias”, assegura Pinheiro.

O início da obra agradou os moradores. O eletricista José da Silva aprovou a chegada do asfalto. “Nossa rua agora fica melhor. Mas é preciso a colocação, no futuro, de redutores de velocidade”, solicita.

Jailson José de Lima, porteiro, também comemorou o início da obra. “Além de melhorar o aspecto do bairro, a rua asfaltada valoriza ainda mais os nossos imóveis”, disse.

O superintendente municipal de Trânsito, Wanderval Menezes, disse que a solicitação dos moradores no sentido de colocar redutores de velocidade nas ruas será avaliada.

“Vamos pedir que nossa engenheira de Trânsito venha até o bairro, analise a situação e a necessidade da colocação de redutores de velocidade no Irmã Dulce”, promete.

Além de recapeamento, as três ruas vão receber melhorias na iluminação e sinalização vertical e horizontal.

Estiveram presentes no bairro, além do prefeito Tarcízio Pimenta, secretários municipais e o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Carlos Passos de Ataíde.

Convocados membros do Conselho de Festejos

Assembléia nesta segunda-feira no Museu de Arte Contemporânea

Os membros do Conselho Municipal de Festejos Populares estão sendo convocados para assembléia nesta segunda-feira (23), às 14 horas, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira.

A convocação está sendo feita pelo presidente do Conselho, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade. A convocação vale para todos os 27 membros, o que incluiu representantes do Governo Municipal, da Polícia Militar , da 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), do Sindicato dos Hotéis, da Associação Comercial e Empresarial, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Centro das Indústria de Feira de Santana (Cifs), da Associação de Escolas de Samba e Afoxés, da Associação de Bandas e Trios Elétricos, além da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O Museu de Arte Contemporânea fica localizado na rua Geminiano Costa, 235, centro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116494 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.