Unifem e jornalistas brasileiros discutem ações afirmativas

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Agência da ONU terá oficina sobre combate ao racismo, desigualdades de gênero e etnia durante 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, em Porto Alegre.

O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, Unifem, se junta a cerca de 400 jornalistas brasileiros, nesta quarta-feira, para debater temas de ações afirmativas no país.

O 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Porto Alegre, está abrigando uma oficina do Unifem para discutir o combate ao racismo, desigualdades de gênero e etnia no exercício da profissão.

Redações

O diretor da Federação Nacional de Jornalistas, José Carlos Torves, disse à Rádio ONU, de Brasília, que o órgão está tentando compilar manuais editoriais para a produção de notícias sobre negros e mulheres em redações. Ele falou sobre alguns crimes contra a mulher.

“As redações continuam produzindo matérias machistas. E mesmo que haja uma lei, como a Lei Maria da Penha que hoje criminaliza a agressão às mulheres, os veículos continuam tratando os casos como passionais. Não tratam como uma política de cidadania para as mulheres, de terem direito e de encaminharem este tipo de situação para a justiça comum”, afirmou.

Promoção

O 34º Congresso Nacional dos Jornalistas tem como slogan “O jornalismo a serviço da sociedade e a defesa da profissão”. As atividades do Unifem vão ocorrer de 19 a 21 de de agosto e marcam a parceria estratégica entre a Fenaj e o Unifem-ONU Mulheres a favor da promoção da igualdade de gênero, raça e etnia.

*Com informaçõesda Rádio ONU em Nova York.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120725 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.