Unidades de Saúde de Feira são alertadas pelo Ministério da Saúde sobre um possível surto de Sarampo

Confirmado caso da doença no Estado do Pará

A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, divulgou uma nota técnica alertando sobre o sarampo para as unidades de saúde públicas e particulares de Feira de Santana. O alerta foi enviado por conta do Ministério da Saúde ter confirmado um caso da doença no Estado do Pará e ter chamado a atenção para um possível surto de sarampo na Argentina, país que faz fronteira com a região sul do Brasil, no início deste mês.

O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, ressalta a necessidade do comunicado. “A Bahia está sem registros de sarampo desde 2007, porém o Estado é bastante visitado por turistas que podem trazer o vírus para cá. Em Feira de Santana, vacinamos a população contra a doença por todo o ano, o que diminui o risco de sarampo na cidade”, destaca.

No município, a vacinação gratuita é realizada nos 83 postos de Unidade de Saúde da Família (USF) e nos 16 de Unidade Básica de Saúde (UBS). As crianças devem receber a primeira dose da imunização aos 12 meses e um reforço dos quatro aos seis anos de idade. Os cidadãos que possuem de 11 a 39 anos, e que não receberam as doses na infância, são vacinados com uma dose única.

A enfermeira referência em imunização da Secretaria de Saúde, Daniele Oliveira, dá mais detalhes sobre o assunto. “O sarampo é combatido através da aplicação da vacina tríplice viral, que combate também a caxumba e a rubéola, porém o Ministério da Saúde define que as mulheres em idade fértil devem receber a vacina dupla viral, que combate o sarampo e a rubéola”, salienta.

Conforme a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, “o sarampo é uma doença infecto-contagiosa de fácil transmissão, por esse motivo solicitamos as unidades de saúde que nos comuniquem sobre casos suspeitos no máximo em 24 horas”. A doença pode ser transmitida através das secreções lançadas no ar quando a pessoa contaminada tosse, espirra, fala e respira. Entre os sinais e sintomas da doença estão: febre, tosse seca, coriza, manchas avermelhadas pelo corpo e conjuntivite.
Microsoft é parceira da Cidade Digital

Concluída pavimentação no Feira IX

Prefeitura também sanou problemas de alagamento

A obra de recapeamento asfáltico com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) promovida pela Prefeitura de Feira de Santana já foi concluída na rua A, do conjunto Feira IX. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Governo Municipal voltadas para a recuperação da pavimentação de ruas e avenidas danificadas pelas chuvas.

A intervenção foi realizada em toda extensão da rua A, a partir do entroncamento com a rua Tomé de Souza até o retorno. A via é o principal corredor de tráfego para o conjunto habitacional e, justamente por isso, recebem recapeamento asfáltico a quente.

A Prefeitura também sanou os problemas de alagamento de trechos da rua, em função de problemas na rede de drenagem, principalmente próximo à praça. Com as melhorias, o tráfego passou a fluir de forma mais ágil, contribuindo para a pontualidade do transporte coletivo.

Melhorias em outras vias públicas da cidade também foram executadas, melhorando a qualidade da pavimentação em vários bairros e no centro comercial. Contemplaram a rua Sabino Silva (Kalilândia), rua Barão de Cotegipe e rua Conselheiro Franco (centro), trecho da avenida João Durval Carneiro, ruas Arivaldo de Carvalho, Landulfo Alves e Voluntários da Pátria (Sobradinho), trecho da avenida de Canal, rua L do conjunto Feira X e da rua A do conjunto Feira IV.

Empresa e Prefeitura de Feira assinam importante convênio

A Prefeitura de Feira de Santana e Microsoft do Brasil assinam, nesta terça-feira (24), parcerias importantes na área de tecnologia, com a assinatura do convênio Microsoft Education Aliance Agreement. O evento será realizado no Teatro Margarida Ribeiro, a partir das 14 horas, com a presença do prefeito Tarcízio Pimnenta e do presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy.

O convênio estabelece a implantação de programas como Alfabetização Digital, Introdução à Acessibilidade a Computadores para Professores de Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais, Guia Passo a Passo Para Educadores, Manual Governança Amiga e Governo Conectado.

Além do presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, que pisa em solo feirense pela primeira vez, a empresa também estará representada pelo diretor de Educação da Microsoft, Emilio Funaro, que esteve na cidade em abril para conhecer o programa Feira Cidade Digital, e o gerente regional para Norte e Nordeste da Microsoft, Luis Pinto.

“O Feira Cidade Digital começou a se tornar realidade desde o ano passado, mas este momento de parceria com a Microsoft é de singular importância para aumentar mais ainda a credibilidade da nossa iniciativa”, comemora o prefeito Tarcízio Pimenta.

Posse dos agentes de serviços gerais

Atende atuais necessidades da administração municipal

O prefeito Tarcízio Pimenta vai empossar na tarde desta segunda-feira (23), às 17 horas, os agentes de serviços gerais nomeados na última semana pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Educação.

Todos os agentes de serviços gerais foram aprovados no último concurso público. O resultado final do concurso foi publicado em novembro de 2006. A nomeação e posse atendem as atuais necessidades da administração municipal e a ordem de classificação dos concursados.

Os empossados serão: Miguel Lima dos Santos, Rosalina Crisóstomo Miranda Dantas, Angela Suley Bastos Cardoso, Cristina Silva de Oliveira, Daiane Pereira de Castro Assis, Djeane Silva Lima, Eliana do Rosário Santos, Elisângela de Jesus do Carmo, Geisa Sousa Salomão, Jessiane Almeida Souza, Joselene Ferreira Damasceno, Kátia Cabral Silva, Maria da Conceição Amorim Souza, Rita de Cássia da Cruz Dias, Sandra Regina Pereira Pires, Valdirene Fagundes da Luz e Girlene Santos da Cruz.
Cras chega a mais três bairros

Fraternidade, Santo Antônio dos Prazeres e Aviário

Famílias residentes em comunidades mais vulneráveis a riscos sociais passam a contar com o apoio de mais três unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Em fase de teste, o serviço entra em funcionamento oficialmente a partir de sexta-feira (27), contemplando as comunidades dos bairros Fraternidade, Santo Antônio dos Prazeres e Aviário.

A unidade do bairro Aviário será inaugurada às 11horas. A do bairro Fraternidade será entregue à comunidade às 15 horas, enquanto que a do bairro Santo Antônio dos Prazeres será inaugurada às 16 horas.

Com a implantação das três unidades, Feira de Santana passa a contar com sete unidades. Já funcionam serviços semelhantes nos bairros Jussara, Rua Nova, George Américo e Lagoa Grande. “O ideal é atingirmos a meta de 14 unidades do Cras nesta cidade”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho.

Os equipamentos são instalados em áreas de mais vulnerabilidade social. Cada unidade possui capacidade para atendimento de até cinco mil famílias, com serviços desenvolvidos por duas assistentes sociais, uma psicóloga, coordenação de nível universitário, agente de portaria e de serviços gerais.

O secretário Maurício Carvalho explica que as equipes dos Cras já vêm atuando nos respectivos bairros, fazendo mapeamento das famílias da área de abrangência e de equipamentos públicos. “É um serviço que exerce papel muito importante na rede de proteção às famílias, fortalecendo os vínculos familiares e encaminhamento para a rede de proteção social, além de intermediar a oferta de cursos profissionalizantes. Então os centros recebem, acompanham e trabalham as famílias”, frisou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110000 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]