UEFS realiza curso de Astronomia para professores da rede pública

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O Observatório Astronômico Antares, órgão da Uefs, inicia, sábado (07/08/2010), às 9 horas, o curso de Formação em Astronomia para 240 professores da rede pública estadual. Será a segunda turma a ser formada pela iniciativa, fruto de parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através o Instituto Anísio Teixeira (IAT) e das Diretorias Regionais de Educação (Direcs).

A formação, que será realizada na modalidade presencial, tem como discussão central a Astronomia enquanto ciência interdisciplinar, relacionando-a com as diferentes matérias do currículo escolar. De acordo com Rogério Lima, coordenador geral do curso, a atividade atende à demanda de professores que buscam um melhor entendimento da Astronomia enquanto prática de ensino.

Em 2009, Ano Internacional da Astronomia, o curso foi oferecido nas Direcs 1A e 1B, da região metropolitana de Salvador e, agora, foi ampliado para todos os municípios do Estado. “Partimos também de uma perspectiva lúdica do ensino. Algumas atividades, inclusive, serão realizadas no Antares. A idéia é oferecer subsídios aos educadores para levarem à sala de aula práticas que estimulem os alunos na aprendizagem das ciências”, diz Lima.

O diretor do Observatório Antares, Paulo Poppe, salienta que a Astronomia é tida atualmente como ciência que abre um leque de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, como História, Geografia, Química, Física, Matemática, dentre outras.

Os alunos professores foram selecionados a partir da ordem de inscrição online, disponibilizada no Portal do Educador Baiano (www.iat.educacao.ba.gov.br). As aulas serão ministradas pelos professores doutores Dagoberto Silva Freitas, Germano Pinto Guedes, Kilder Leite Ribeiro, Marildo Geraldête Pereira, Paulo César da Rocha Poppe, Rodney Nascimento Guimarães e Vera Aparecida Fernandes Martin. As atividades serão desenvolvidas em duas etapas até dezembro, com duas turmas de 120 alunos, cada.

O curso terá o seguinte conteúdo programático: Fundamentos de Óptica Geométrica e Física, Introdução à Física Moderna, Introdução a Gravitação e Cosmologia, História da Astronomia, Instrumentação Astronômica, Astronomia Fundamental, Sistema Solar, Estrutura e Evolução Estelar, Astronomia Extragaláctica.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]