UEFS leva às ruas de Feira de Santana a 11ª Caminhada do Folclore

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Repentistas, aboiadores, maculelê, capoeira, reisado, caretas, forró pé de serra e bumba-meu-boi. Estas e outras manifestações que expressam as raízes da cultura popular vão emprestar um colorido especial às ruas da cidade de Feira de Santana, neste domingo (29/08/2010), a partir das 9h, quando a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizará a 11ª Caminhada do Folclore. A iniciativa é do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), juntamente com o Sesc, a TV Subaé e a prefeitura local.

A proposta, segundo a diretora do Cuca, Selma Oliveira, é realizar um desfile de grupos folclóricos que deverão mostrar diferentes aspectos culturais de Feira e de outros municípios da Bahia. “O que pretendemos é resgatar, preservar, divulgar e valorizar as nossas tradições populares”.

Até agora mais de 100 grupos já se inscreveram para participar do evento. São 48 de Feira de Santana e distritos, além dos provenientes de Salvador, Alagoinhas, Santo Estêvão, Tanquinho, Pedrão, Santo Amaro, Antonio Cardoso, Anguera, Água Fria, Serra Preta, Conceição do Jacuípe, Irará, Santa Bárbara, Teodoro Sampaio, Barrocas, Araci e Ipirá.

A caminhada está inserida no Guia de Bens Culturais do Brasil e marca o encerramento das comemorações alusivas à Semana do Folclore. Nesta edição serão homenageados dois grupos que sempre prestigiaram a iniciativa – Lagoa da Camisa, de Feira de Santana, e Cara Pintada, de Lustosa, distrito de Teodoro Sampaio.

“Essa é a maneira que encontramos para retribuir àqueles que contribuem para a realização de evento tão significativo”, justifica a idealizadora e coordenadora do evento, Tânia Augusta. A caminhada sairá da avenida Getúlio Vargas, em frente ao Bar 14 BIS, com destino à Praça de Alimentação.

O evento é apoiado por instituições de ensino, o Corpo de Bombeiros de Feira, a Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, o Juizado da Infância e Adolescência, a Delegacia do Menor Infrator, o Conselho Tutelar, a Policia Militar e o 35º Batalhão de Infantaria.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário