Confira a coluna de Antônio Larangeira de 12 de agosto de 2010

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Tv e Feira do Livro

A TV Olhos D’Água, da Uefs, fará a cobertura da 3ª Feira do Livro que acontecerá de 18 a 22 de agosto, na praça João Barbosa de Carvalho . As matérias produzidas serão exibidas no site http://tvolhosdagua.uefs.br e poderão ser veiculadas pela TV Educativa. O coordenador de Extensão da Uefs, Genival Correa, informa que a programação da Feira inclui o Festival Literário Cultural com apresentação de cordéis, poesias e de shows musicais, com Anima Trio, Mou Brasil, Marizélia e os Coisinho. A Feira do Livro é fruto de parceria entre a Uefs, Arquidiocese de Feira de Santana, Prefeitura Municipal, Governo do Estado através da Diretoria Regional de Educação (Direc 2), Sesc, Sesi e Sest/Senat. Como nos anos anteriores, é esperada a participação de mais de 3 mil visitantes, dentre estudantes e pessoas da comunidade.

Viagens

O vereador Angelo Almeida (PT) aproveitou seu discurso na Câmara Municipal de Feira de Santana na segunda-feira (09) para fazer um alerta. Após reportagem veiculada no domingo (08) pelo Fantástico (Rede Globo) sobre irregularidades em viagens feitas por vereadores em Câmaras de Vereadores de todo Brasil, onde os edis deixam de participar dos congressos – muitos deles falsos – para fazer turismo.

Angelo informou abrir mão da viagem que possui por direito no semestre e sugeriu ao presidente da Casa, Antônio Carlos Passos Ataíde, uma mudança da Câmara em relação a qualificação para assegurar o uso responsável do dinheiro público. “Se o objetivo das viagens é a qualificação – que eu considero importante – a própria Casa poderia utilizar o recurso para contratar palestrantes e especialistas e possibilitar esse aprendizado sem precisar viajar”, afirmou. O presidente afirmou que a proposta será analisada pela Mesa Diretiva.

Biblioteca

Oficialmente criada em ato solene e simbólico no dia 13 de maio de 1811, dia do nascimento de D. João VI, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, somente foi aberta ao público no dia 4 de agosto. Para marcar esta data como o dia de acesso público ao livro no Brasil, foi realizada uma mesa redonda que reuniu três importantes profissionais da área da história e ciência da informação, os historiadores Walter Jorge Oliveira e Neivalda Freitas e a lingüista Zeny Duarte. O debate Memória, Digitalização e Preservação revelou os reais desafios da biblioteca no século XXI.

Banco de Dentes

Um projeto desenvolvido pelo Banco de Dentes da Universidade Estadual de Feira de Santana pretende estimular a doação desse e de outros órgãos através da participação de alunos da rede pública e privada de ensino.A doação ainda é assunto raro na conversa familiar principalmente porque remete à morte, conforme afirma o professor doutor Júlio Motta, coordenador do Banco de Dentes da Uefs. “A partir da naturalidade que as crianças possam demonstrar perante o assunto, é possível que os adultos encarem a doação com um novo conceito cultural, mais aberto e sensível às necessidades de outras pessoas”, disse Motta. Júlio Motta salienta que as doações dos dentes devem atender aos preceitos do Comitê de Ética na Pesquisa que exige o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo doador ou seu representante legal – no caso das crianças – ou pelo cirurgião-dentista que através da coleção de dentes dos pacientes juntamente com os dados registrados dos mesmos em livro ou prontuário.

Giro

Bastante concorrido no final de semana, o restaurante Vivas, que está integrado à vida gastronômica da Via São Domingos, na atualidade o point da vida noturna de Feira de Santana, pontilhado por excelentes restaurantes, bares, temakerias, pizarias, discoteca e boite. Recebendo a todos em alto estilo seus proprietários Ana Rita Sampaio e Iran Carvalho.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3139 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]