TCM assina contratos de consultoria através do Promoex

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Através do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios brasileiros (Promoex), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) acaba de assinar mais cinco contratos de consultoria, sendo três com empresas especializadas e dois com consultores individuais.

Os serviços serão prestados com vistas à Revisão e Elaboração do Planejamento Estratégico; Elaboração da Política e Modelo de Recursos Humanos ; Elaboração e Desenvolvimento do Projeto de Fortalecimento e Consolidação do Controle Interno dos Municípios; Ministrar Curso de Licitações, Contratos e Convênios na Gestão Municipal e Curso de Princípios e Normas da Administração Pública – Orçamento e Planejamento Governamental.
O contrato com a empresa de consultoria Planus Estratégia e Gestão para revisão e elaboração do Planejamento Estratégico foi assinado no dia 27/07/2010 e a execução dos serviços está prevista para ser realizada em quatro meses.

A Planus já acumula experiências na elaboração de diversos outros Planejamentos Estratégicos, tendo inclusive já prestado serviços para o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, Tribunal de Justiça da Bahia e Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Para elaboração da Política e Modelo de Recursos Humanos foi contratada, em 03/08, a empresa Sol Comunicação e Desenvolvimento, que traz conhecimentos de serviços prestados a outros Tribunais de Contas, como o do Piauí, concluído recentemente.

Os serviços deverão ser concluídos em quatro meses, contados a partir da Ordem de Serviço emitida em 04/08.

O projeto de fortalecimento do Controle Interno dos Municípios se iniciou em 30/06 deste ano, tendo duração prevista até 31/12, será executado pela Fundação Escola de Administração (FEA) que já elaborou no âmbito do TCM, o Redesenho da Metodologia de Exame de Contas.

Os cursos de Licitações, Contratos e Convênios na Gestão Municipal e Princípios e Normas da Administração Pública – Orçamento e Planejamento Governamental serão ministrados pelos consultores Orlando Gomes da Silva e Fernando Carlos Cardoso Almeida.

Cada curso terá seis turmas, tendo como público alvo os técnicos da sede e das Inspetorias Regionais de Controle Externo (IRCE).

O Promoex também prevê, para o 2º semestre, a realização do segundo pregão eletrônico para aquisição de equipamentos e software de informática e a contratação de instituto especializado para realizar uma pesquisa de imagem (qualitativa e quantitativa) do Tribunal junto aos jurisdicionados e stakeholders (pessoa ou organização) pré-selecionados.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109842 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]