Talebã ataca bases dos EUA no Afeganistã

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Militantes do Talebã atacaram neste sábado duas bases americanas na província de Khost, no leste do Afeganistão.

Segundo a Força de Assistência de Segurança Internacional (Isaf, na sigla em ingles), liderada pela Otan, os ataques foram contidos pelas forças da coalizão internacional, que mataram ao menos 18 militantes e prenderam outros.

Segundo a Isaf, os ataques não deixaram vítimas entre os militares da coalizão.

Um comunicado em um site ligado ao Talebã, porém, afirma que um membro suicida do grupo teria conseguido entrar em uma das bases e teria deixado “um grande número de soldados ou mortos ou feridos”.

Cerca de 30 miltantes, incluindo homens-bomba, teriam participado do ataque, segundo o Talebã.

Guerrilha

Os ataques nas duas bases próximas tiveram início por volta das 4h (20h30 de sexta-feira em Brasília).

Segundo a Otan, as tropas pediram a ajuda de helicópteros para ajudar a repelir os ataques. Entre os insurgentes mortos estariam quatro vestidos com coletes–bomba, segundo a Isaf.

Ataques elaborados em bases operacionais estrangeiras no Afeganistão não são incomuns.

Segundo o correspondente da BBC em Cabul Quentin Sommerville, os insurgentes estão promovendo ataques de guerrilha cada vez mais sofisticados.

No início da semana, a Isaf havia anunciado que suas forças haviam capturado um alto comandante da rede local do Talebã em Khost, mas ainda não está claro se os ataques estão ligados à prisão.

A base Camp Chapman, uma das atacadas neste sábado, havia sido alvo de um grande ataque em dezembro, quando um agente duplo se explodiu dentro do local matando sete funcionários da CIA, a agência de inteligência americana.

O ataque de dezembro foi o mais mortífero contra funcionários da inteligência americana desde o ataque a bomba contra a embaixada americana em Beirute, no Líbano, em 1983.

*Com informações da BBC BRASIL

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116499 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.