Sindicatos finalizam preparativos para o 34º Congresso Nacional dos Jornalistas

Diversos Sindicatos de Jornalistas definem nos próximos dias seus preparativos finais para o 34º Congresso Nacional da categoria, que será realizado em Porto Alegre, de 18 a 22 de agosto de 2010, com o tema “O Jornalismo a serviço da sociedade e a defesa da profissão”. No evento haverá a posse da nova diretoria da Federação e a entrega da “Comenda FENAJ” a personalidades que se destacam na defesa do Jornalismo e da profissão.

Na preparação para o 34º Congresso Nacional da categoria, vários Sindicatos de Jornalistas realizaram congressos estaduais. De 6 a 8 de agosto ocorreu o 6º Congresso Paranaense dos Jornalistas, em Foz do Iguaçu. O processo de congressos regionais será finalizado com o 6º Congresso Estadual dos Jornalistas de Pernambuco, de 12 e 14 de agosto, em Recife.

Outros Sindicatos já definiram ou definirão suas delegações e propostas em assembléias gerais da categoria. O Sindicato dos Jornalistas do Amazonas o fez no último sábado (24/07). No Sindicato dos Jornalistas de Dourados e região a assembleia geral para a eleição dos delegados foi na sexta-feira (06/08), nos Sindicatos de Goiás e Mato Grosso no dia 9 e no Sindicato do Município do Rio de Janeiro a assembleia será nesta terça-feira, dia 10, às 20h.

A programação e informações sobre inscrições ao 34º Congresso Nacional dos Jornalistas estão disponíveis aqui. A cerimônia de abertura, no dia 18, contará com as presenças do deputado Paulo Pimenta (PT/SC), autor da PEC 386/09, do senador Antônio Carlos Valadares, autor da PEC 33/09 – ambas prevêem a restituição da exigência do diploma para o exercício da profissão – e da deputada Rebecca Garcia (PP/AM), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma. Também integra a programação o Encontro Latino-Americano de Jornalistas, a ser realizado no dia 19 e contará com a presença do presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Jim Boumelha.

Eleitas com o voto direto da categoria no processo realizado de 27 a 29 de julho, a nova direção da FENAJ, presidida pelo gaúcho Celso Schröder, e a nova Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas tomarão posse em solenidade festiva durante o 34º Congresso Nacional a ser realizada no dia 21 de agosto. Na oportunidade também serão agraciados com a Comenda da FENAJ os jornalistas Daniel Herz (In Memorian) e Nilson Lage.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115083 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.