Senado já começa preparativos para novo concurso público

O presidente da Comissão Especial que vai organizar o próximo concurso do Senado, Bruno Dantas, explicou que o número de vagas e os cargos ainda serão definidos. Segundo Dantas, que é consultor-geral da Casa, os diretores terão de informar a lotação atual e a necessidade de novos servidores de cada setor. Além disso, a Secretaria de Recursos Humanos deverá entregar um levantamento sobre a quantidade de servidores que pediram aposentadoria. Após esse mapeamento, a comissão vai apresentar um relatório com as necessidades de novas contratações.

Bruno Dantas afirmou que a decisão final sobre os cargos e sobre o efetivo a ser convocado será da Diretoria Geral do Senado. (Bruno Dantas) Somaremos os cargos vagos e os processos de aposentadoria para termos um mapa mais completo. Nem sempre é possível suprir todos os cargos vagos já que o orçamento é limitado. Há políticas da Secretaria de Recursos Humanos da Casa que precisam ser atendidas.

Caberá à Direção da Casa definir o número final. (REPORTER) Bruno Dantas lembrou que o aumento no número de pedidos de aposentadoria já está provocando desfalques em muitos setores do Senado. Segundo ele, a comissão defenderá que as novas contratações sejam para áreas-fim – que lidam diretamente com o processo legislativo – como a Secretaria Geral da Mesa. O consultor afirmou que se o concurso não for realizado, o Senado terá uma minoria de servidores efetivos em seus quadros. (Bruno Dantas) Se não fizermos o concurso imediatamente, teremos no Senado uma quantidade de servidores comissionados, que não possuem vínculo com o Senado, muito maior do que os servidores de carreira. Isso não é conveniente ou adequado em nenhuma organização da administração pública. Vamos apenas equilibrar essa balança. (REPORTER) A Comissão Especial, que conta com a participação de nove servidores, terá o prazo de 60 dias para apresentar o relatório final.

*Com informações da Agência Senadoa

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110059 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]