Seminário debate uso de alimentos da agricultura familiar nas escolas estaduais da Bahia

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Os programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar para as escolas da rede estadual serão apresentados, na quinta-feira (19/08/2010), no ‘Seminário Estadual de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar no Mercado Institucional: dinamizando a economia dos territórios’, que será realizado a partir das 9h, no auditório da Pousada Central, em Feira de Santana.

Durante o evento, o superintendente de Organização e Atendimento Escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, José Maria Dutra, fala sobre os desafios e as perspectivas para o cumprimento da lei federal nº 11.974/09, que determina que pelo menos 30% da alimentação escolar fornecida para as escolas públicas estaduais sejam de alimentos provenientes do cultivo das famílias.

“A ponta, que nesse caso são os agricultores, precisa ter conhecimento e compreender os procedimentos que o Estado está adotando para viabilizar a compra. Também é uma oportunidade de nos aproximar mais dos agricultores familiares”, avalia o superintendente.

Segundo ele, no intuito de viabilizar as compras, técnicos da SEC têm visitado municípios para conhecer as experiências de compras adotadas e também para promover parcerias para facilitar as compras. Valença, Irecê e a região sisaleira são as áreas mais adiantadas, no que diz respeito ao desenvolvimento e esclarecimento do projeto para alunos e agricultores de suas regiões.

Com a inserção dos produtos da agricultura familiar, o cardápio dos alunos passa a ter alface, batata, beterraba, couve, farinha de milho, leite em pó, mandioca, repolho e frutas, em substituição a produtos industrializados. A agricultura familiar é constituída de pequenos e médios produtores rurais, comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária. Entre os principais produtos estão milho, aipim, farinha de mandioca, legumes e hortaliças.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]