Semana Antidrogas tem início hoje no CCMM. Leia esta e outras notícias da PMFS

Evento acontece no Centro de Cultura Maestro Miro

A Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos promove, a partir desta segunda-feira (09/08/2010), a I Semana da Cultura Antidrogas, em Feira de Santana. O evento ocorre até a sexta-feira (13).

A I Semana Antidrogas tem como finalidade mobilizar órgãos públicos, entidades da sociedade civil e a comunidade de modo geral para o planejamento e execução de ações preventivas às drogas.
Na segunda-feira, haverá palestras das h30 às 18 horas no Centro de Cultura Maestro Miro. Pela manhã, o psiquiatra George Gusmão, de Salvador, discorrerá sobre os “Efeitos Físicos e Psíquicos das Drogas” e o juiz da Vara da Infância, Nelson Amaral, também da capital, abordará os “Efeitos Sociológicos e Jurídicos da Ilicitude das Drogas”.

À tarde, o coordenador do Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência, Clóvis Nunes, vai proferir palestra sobre “As Drogas e a Violência”, e o escritor Adlai Duque falará sobre o “Problema das Drogas na Família”.

Na terça-feira, serão desenvolvidas oficinas interativas com a participação de representantes do Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e Drogas (Caps AD), Ministério Público e Polícia Militar.

Durante a quarta-feira (11) e quinta-feira (12), membros da Secretaria vão realizar mobilização e atividades nas comunidades e escolas da rede municipal com uso de materiais educativos, promoções de gincanas, palestras e apresentação de trabalhos referente ao uso ilícito de drogas.

Para encerrar a programação da I Semana da Cultura Antidrogas, na sexta-feira acontecerá uma mobilização social e passeata na avenida Getúlio Vagas, com saída prevista para às 9 horas em frente ao Monumento a Maria Quitéria e caminhada até a rua Olímpio Vital.

Hospital promove Teste da Orelhinha

Crianças de 0 a 4 anos podem realizar exame

Crianças de 0 a 4 anos podem ser submetidas gratuitamente ao exame de emissões otoacústicas, conhecido como “Teste da Orelhinha”, no período de 16 a 18 deste mês. A iniciativa é do Hospital da Mulher e marca a 1ª Semana de Triagem Auditiva, estendendo os serviços já oferecidos aos bebês que nascem na unidade hospitalar também para a comunidade.

A fonoaudióloga Ana Gilza Soares Lima explica que o exame já vem sendo desenvolvido obrigatoriamente, nos últimos três anos, em todas as crianças nascidas no Hospital da Mulher. “Somente nos últimos seis meses já realizamos exames em 702 bebês. Agora é a primeira vez que vamos abrir o atendimento para crianças de fora”, frisou.

Ana Gilza ressalta a importância de submeter a criança ao exame auditivo precocemente. “Este exame é apenas uma triagem auditiva pois não diz o grau de surdez. Para identificar o grau, encaminhamos o paciente para fazer um exame mais completo, que é o Bera. O que fazemos durante a campanha serve para identificar se o bebê tem algum problema auditivo para realizar o tratamento mais cedo e evitar problemas futuros, como as dificuldades para comunicação”, ressaltou.

O Teste da Orelhinha é indolor e não é um método invasivo, o que é constatado pelas próprias mães que acompanha o exame. “É necessário fazer o exame e muito bom que o hospital já esteja adotando a iniciativa. Isto nos deixa mais seguras e despreocupadas”, frisou Ana Carla Lopes dos Santos, 20 anos, ao acompanhar o exame em sua primeira filha recém-nascida.

Saúde da Família avaliada em encontro

Avaliação feita durante toda semana

Profissionais de saúde da Divisão de Atenção Básica e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) vão estar reunidos no auditório da Secretaria de Saúde de segunda-feira (9) a sexta-feira (13). No encontro, que será realizado sempre das 8 às 17 horas, os profissionais irão fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido pelo Nasf e analisar as novas diretrizes que direcionam as ações do núcleo.
“As discussões realizadas durante o encontro irão aprimorar o serviço prestado pelo Nasf para que o cidadão tenha sempre um atendimento com melhor qualidade”, destaca o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro.

O núcleo foi implantado em Feira de Santana em abril de 2009 e auxilia o trabalho dos profissionais que atendem nas Unidades de Saúde da Família (USF) através de equipes especializadas. As equipes são formadas por psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fisioterapeutas e profissionais de serviço social.

Segundo a coordenadora do Nasf, Cristiane Lopes Bastos, a soma entre as ações do núcleo e das USF proporcionam uma melhor visão sobre o paciente. “A integração dos dois setores amplia as formas de resolutividade do problema que o paciente apresentar”, salienta.

Pavimentação asfáltica no Feira IX

Intervenção será iniciada na segunda-feira

A Prefeitura de Feira de Santana vai recapear com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) a rua A do conjunto Feira IX. As intervenções serão iniciadas nesta segunda-feira (9) e fazem parte do programa de melhorias da malha viária, com investimento da ordem de R$ 5 milhões, contemplando um total de 15 ruas e avenidas.

A rua A é a principal via de acesso ao conjunto Feira IX e à Expansão do Feira IX e possui pavimentação a paralelepípedo. Em todo o trajeto os buracos e a lama constantemente acumulada dificultam o acesso de veículos, inclusive do transporte coletivo, além de causar incômodos e prejuízos também aos transeuntes e moradores.

Os preparativos para as intervenções já foram iniciados. Desde sábado (7) e neste domingo (8), operários da construtora vencedora de licitação pública para execução dos serviços já estiveram no local para desobstrução da via pública, removendo as rampas de cimento construída pelos moradores para facilitar o acesso às garagens.

A pavimentação asfáltica a quente faz parte de investimentos promovidos pelo Governo Municipal visando a recuperação de ruas e avenidas danificadas pelas chuvas que caíram nas últimas semanas.

Os trabalhos tiveram início pela avenida João Durval Carneiro, contemplando também a rua Sabino Silva, na Kalilândia, rua Barão de Cotegipe e rua Conselheiro Franco, no centro, rua L do conjunto Feira X, rua A do conjunto Feira IV, rua Sete de Setembro, na Chácara São Cosme, e complemento da rua Pedro Suzart, na Brasília, dentre outras que serão autorizadas pelo prefeito Tarcízio Pimenta nos próximos dias.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]