Secretário da Educação se reúne com secretários e prefeitos do Vale do Jiquiriçá

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, vai se reunir com prefeitos e secretários da educação do Vale do Jiquiriçá nesta sexta-feira, dia 27 de agosto de 2010, ás 9h, na Câmara de Vereadores de Lajedo do Tabocal. O encontro é promovido pelo Fórum dos Secretários de Educação do Vale do Jiquiriça, que reúne 22 municípios e tem como pauta principal o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e Municípios.

“O papel do fórum é buscar, conjuntamente, soluções para problemas comuns. Nesse processo, o Estado é fundamental tanto na assessoria técnica quanto na financeira. Nosso propósito é estreitar a parceria que já existe”, explica o secretário de Educação de Planaltina e coordenador do Fórum, Renê Silva.

Uma das ferramentas de cooperação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia com os municípios é o Programa de Apoio aos Municípios (Proam), que atualmente atende a 410 municípios baianos. O Proam tem como foco o fortalecimento da gestão educacional nos municípios.

O programa assessora os municípios na elaboração do plano municipal de educação, tem uma articulação com o Ministério da Educação e com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) para monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR), atua na formação de gestores das redes municipais de ensino, no fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação e na assessoria para elaboração dos planos de carreira.

“Essa articulação com os municípios se faz necessária porque, ao contribuir com a educação municipal, além de cumprir com uma responsabilidade constitucional, estamos trabalhando no processo de melhoria dos indicadores educacionais do estado”, avalia a professora , Nadja Amado, diretora de Política Educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e coordenadora do Proam.

Integram o Fórum dos Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá os representantes dos municípios de Amargosa, Brejões, Castro Alves, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itatim, Itiruçú, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltina, Santa Inês, Santa Terezinha, São Miguel das Matas e Ubaíra.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9737 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).