Secretário da Agricultura prevê fim da Zona Tampão na Bahia

A zona tampão, na divisa da Bahia com o Piauí, está com os dias contados. A notícia foi divulgada pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, na abertura do I Congresso Internacional da Produção Pecuária, que acontece até o dia 25 de agosto de 2010, no Bahia Othon Palace Hotel.

O secretário disse que a campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em maio deste ano, alcançou o índice geral de 98,77% e de 99% na zona tampão, números que permitem ao Estado pleitear a mudança de status de zona tampão para zona de vigilância.

De acordo com Salles, até o mês de setembro o Ministério da Agricultura deverá declarar o fim da zona tampão no Estado. Ele lembrou que em março último os governos da Bahia, do Piauí, além do Ministério da Agricultura e dos municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Mansidão, Remanso, Buritirama, Casa Nova, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, fizeram um pacto no sentido de acabar com a zona tampão em novembro deste ano.

A zona tampão é uma área delimitada para proteger o status sanitário dos animais da zona livre de uma determinada doença, no caso da Bahia, contra a febre aftosa. O zoneamento baiano está localizado nas regiões norte e noroeste do estado, sendo composta por oito municípios

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108167 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]