Secretaria do Meio Ambiente promove oficinas sobre Patrimônio Genético

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promove até terça-feira (10), em Juazeiro, oficinas sobre o Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais associados à Biodiversidade. O objetivo das oficinas, iniciadas nesta segunda-feira (09/08/2010), é capacitar as comunidades sobre a compreensão do sistema de regulamentação.

O secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, participa nesta terça do lançamento do edital de Projetos das Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários e Ambientais, que ocorrerá no Campus III da Uneb, na avenida Doutor Chastinete Guimarães, São Geraldo.

O edital tem como objetivo implementar projetos sócio-produtivos, realizados por empreendimentos solidários que, ao utilizar os ativos naturais, preservem o meio ambiente por meio de práticas sustentáveis.

Dinâmica de grupo

De acordo com João Paulo Ribeiro, analista ambiental da Sema, “a oficina de qualificação permite a discussão da legislação nacional vigente sobre o acesso ao patrimônio genético e aos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade, pois nem todos detêm conhecimento sobre os direitos estabelecidos em lei.

As atividades serão ministradas por meio de material didático produzido pelo Departamento de Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente (DPG/MMA), leitura compartilhada da legislação, dinâmicas de grupo, jogos e a teatralização de situações que ajudem a explicar conceitos essenciais da legislação.

Para isso, a Sema contará com o apoio de alguns colaboradores como o Patrimônio Genético, o Projeto de Revitalização do Rio São Francisco (PRSF-MMA) e o Programa Velho Chico Vivo, desenvolvido pela Sema.

Santa Maria da Vitória

Nas próximas quinta e sexta-feiras (12 e 13) as oficinas sobre o mesmo assunto serão realizadas na cidade de Santa Maria da Vitória. O encontro reunirá representantes dos povos e de comunidades tradicionais, de universidades e de organizações não-governamentais. As atividades ocorrerão no Salão Cristo Rei da Igreja Católica, localizado na rua Mercelino Nascimento, S/N – Centro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109895 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]