Salvador: Implosão do estádio da Fonte Nova acontece neste domingo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

O site da Agecom (Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia) vai acompanhar ao vivo a implosão do anel superior do estádio Octávio Mangabeira (Fonte Nova), marcada para as 10h de domingo (29/08/2010) com duração estimada entre 10 a 17 segundos.
Para garantir a segurança de quem reside ou desenvolve alguma atividade profissional no entorno da área, foi preparado um plano de evacuação que envolve a retirada de 2.467 pessoas, entre moradores e comerciantes. No total, 962 imóveis do Jardim Baiano, Avenida Joana Angélica e Brotas serão evacuados a partir das 7h do domingo. O retorno às casas deve ocorrer na mesma data a partir das 12h. Para receber os moradores, foi criado um centro de convivência que funcionará, no Colégio Central (Avenida Joana Angélica), no dia da implosão.

Apoio da Polícia Militar

A ação terá apoio da Polícia Militar com o objetivo de manter as pessoas afastadas das áreas de risco próximas do estádio. O isolamento será feito em todo o perímetro de segurança da Fonte Nova, onde estarão atuando 928 PMs, entre soldados e bombeiros, utilizando 15 viaturas, 28 motocicletas, um helicóptero do Graer e duas viaturas do Corpo de Bombeiros. Também haverá botes de salvamento, que ficarão no Dique do Tororó e grupos de socorro pré-hospitalares.

Veículos

A partir da zero hora de domingo, dia da implosão, todos os veículos deverão ser retirados das ruas Prof. Hugo Baltazar da Silveira, Arquimedes Gonçalves (trecho entre a Avenida Joana Angélica e Rua Pedro Américo), Profª. Anfrísia Santiago, Rua da Telebahia, Boulevard América (trecho do imóvel nº 709 à Rua Hugo Baltazar), Ladeira da Fonte das Pedras, Santa Clara do Desterro (até nº 93), Avenida Joana Angélica (frente ao Bompreço), Rua Cova da Onça e Avenidas Lucas, Vila Neuza, Presidente Costa e Silva, Vasco da Gama e Vila Santos de Baixo.

Arena Fonte Nova

O projeto arquitetônico da Arena Fonte Nova preservará o formato de ferradura, com abertura para o Dique do Tororó, e transformará o antigo estádio em arena multiuso. A Arena Fonte Nova terá espaço para eventos relacionados ao futebol, além de shows de porte internacional, congressos e encontros de negócios. A arena terá capacidade para 50.433 pessoas com assentos cobertos, 70 camarotes (existem condições para construção de mais 30), restaurante panorâmico e 1.978 vagas de estacionamento. A estrutura abrigará também sala de imprensa, 39 quiosques, 12 elevadores, 81 sanitários, museu do futebol, lojas e um centro de negócios.

Programação para o dia da implosão (29 de agosto de 2010)

Até 0h – retirada de veículos estacionados em locais proibidos – ruas com visada direta para o estádio.

6h – Interdição total (pedestres e veículos) das ruas com visada direta para Fonte Nova e instalação de todas as barreiras de trânsito fixas e móveis, incluindo a interdição das demais ruas da área de segurança para entrada de veículos (apenas será permitida a saída de veículos até 8 horas).

6h – Carro de som informa a evacuação

7h às 8h – Operação de evacuação de imóveis, com varreduras coordenadas pela Defesa Civil, contando com apoio de Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal e Salvamar.

9h – Varredura final

9h45 – Primeira sirene (15 minutos antes da implosão)

9h55 – Segunda sirene (cinco minutos antes da implosão)

10h – Implosão

10h15 – Conferência do sucesso da implosão

Até as 12h – Limpeza das ruas

12h – Liberação do acesso às casas

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112929 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]