Rio abriga reunião da ONU sobre rótulos ambientais

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Selo, que atesta proteção do meio ambiente por parte de empresas, pode ajudar a aumentar volume de comércio exterior com União Europeia.

Termina nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, um workshop das Nações Unidas sobre rotulagem ambiental.

O evento, que conta com representantes de vários países, integra um projeto do Programa de Meio Ambiente da ONU, Pnuma, e da Secretaria do Comércio Exterior.

Países Emergentes

Segundo o Pnuma, a rotulagem ambiental é um instrumento de mercado para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados globais além de fortalecer a gestão ambiental.

A oficina está debatendo os critérios e processos de certificação ambiental da União Européia, com o selo “The Flower”.

A chefe do Pnuma no Brasil, Cristina Montenegro, disse à Rádio ONU que a participação de outros países emergentes é fundamental para reforçar a proposta.

Dois Blocos

“Além dos países, que participaram da primeira fase estão aqui no Rio, a Índia, o México e o Brasil. Nós agora estamos convidando outros países do Mercosul para verificar a possibilidade de eles se engajarem. Por causa do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, seria bom ter todos os países com esta rotulagem para facilitar o comércio entre os dois blocos”, explicou.

O Pnuma informou que a empresa brasileira de papel e celulose “International Paper”, estaria muito perto de conseguir o rótulo. Caso isso ocorra, a firma será a primeira do país a operar com o selo internacional.

*Com informações da Rádio ONU

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113737 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]