Rio abriga reunião da ONU sobre rótulos ambientais

Selo, que atesta proteção do meio ambiente por parte de empresas, pode ajudar a aumentar volume de comércio exterior com União Europeia.

Termina nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, um workshop das Nações Unidas sobre rotulagem ambiental.

O evento, que conta com representantes de vários países, integra um projeto do Programa de Meio Ambiente da ONU, Pnuma, e da Secretaria do Comércio Exterior.

Países Emergentes

Segundo o Pnuma, a rotulagem ambiental é um instrumento de mercado para aumentar a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados globais além de fortalecer a gestão ambiental.

A oficina está debatendo os critérios e processos de certificação ambiental da União Européia, com o selo “The Flower”.

A chefe do Pnuma no Brasil, Cristina Montenegro, disse à Rádio ONU que a participação de outros países emergentes é fundamental para reforçar a proposta.

Dois Blocos

“Além dos países, que participaram da primeira fase estão aqui no Rio, a Índia, o México e o Brasil. Nós agora estamos convidando outros países do Mercosul para verificar a possibilidade de eles se engajarem. Por causa do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia, seria bom ter todos os países com esta rotulagem para facilitar o comércio entre os dois blocos”, explicou.

O Pnuma informou que a empresa brasileira de papel e celulose “International Paper”, estaria muito perto de conseguir o rótulo. Caso isso ocorra, a firma será a primeira do país a operar com o selo internacional.

*Com informações da Rádio ONU

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]