Resolução do CMN atende fruticultura do Vale do São Francisco

Uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), aprovada nesta quarta-feira (25/08/2010), autoriza ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) contratar uma nova operação de crédito para a liquidação do saldo devedor dos mini, pequenos, médios e grandes hortifruticultores, empresas e cooperativas de hortifruticultores rurais e empresas exportadoras de frutas, dos municípios do Vale do Rio São Francisco.

A medida atenderá os produtores que contraíram dívidas oriundas de crédito rural de custeio e investimento, contratadas com recursos do FNE, entre 15 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2009. O montante da dívida é da ordem de R$ 380 milhões.

O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, disse que a Bahia vem buscando soluções para os problemas do setor. “A agropecuária é uma indústria ao ar livre, sujeita a adversidades, mas estamos atentos e enfrentando os problemas, seja na fruticultura, na agricultura, na pecuária ou qualquer outro setor”.

O presidente do Instituto da Fruta, Ivan Pinto, explica que com a resolução, os produtores do Vale do São Francisco poderão pagar suas dívidas em 12 anos, sendo que nos dois primeiros pagarão somente os juros da operação. “Com isso, nós teremos um novo fôlego para preparar a próxima safra, garantindo a manutenção dos milhares de empregos que geramos, e dar sequência ao desenvolvimento da nossa atividade”.

Serão atendidos os pequenos, médios e grandes produtores dos municípios baianos Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá e Sento Sé, e os pernambucanos Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115171 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.