Recomeça ciclo de palestras – Diálogos das Águas no Ingá

O ciclo de palestras Diálogo das Águas, série de debates promovida anualmente pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), recomeça nesta sexta-feira (27/08/2010), às 15h, no Auditório Paulo Jackson, na sede do Instituto, no Itaigara, com acesso aberto ao público.

O tema da primeira palestra é “Desertificação e Mudanças Climáticas” e será proferida por Gertjan Beeckman, coordenador de Recursos Naturais e Gestão Ambiental do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que abordará as principais características da desertificação, seus processos e impactos na variação climática, além das iniciativas de combate à deseretificação no cenário nacional e internacional.

De acordo com Beeckman, durante a sua palestra serão utilizados recursos visuais, como fotografias e imagens gráficas, com a finalidade de facilitar a compreensão dos participantes. Outro aspecto que tem caráter ilustrativo na palestra é a exposição da realidade do município de Gilbués, localizado ao Sul do Piauí, Nordeste do Brasil.

Conforme o especialista, o local é considerado um dos principais núcleos de desertificação do país e, por ser uma área crítica, ganha destaque no Programa de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca na América do Sul.

Gertjan mostrará também os desdobramentos de ações de cooperação técnica do IICA na região Oeste do estado da Bahia, em municípios como Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, entre outros, e apresentará estudos que implicam em ações que visam controlar e reverter o passivo de desertificação gerado no semiárido brasileiro.

Mais palestras

Esta é a 4ª edição do Diálogo das Águas, cuja programação tem por objetivo estimular, na sociedade, discussões que envolvam temas relacionados ao meio ambiente e ao uso responsável da água doce do planeta.

Nos meses de setembro e outubro, sempre nas últimas sextas-feiras, ocorrerão mais duas palestras, com os respectivos temas e palestrantes: “Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas”, proferida por Silvano Silvério da Costa, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), e “Justiça Ambiental e Mudanças Climáticas”, proferida por Marcelo Calazans, coordenador da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) no Espírito Santo.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]