Projeto Conversas Plugadas recebe o Duo Assad no TCA em Salvador

Os irmãos Sérgio e Odair Assad, que formam o Duo Assad, participam no sábado, 14 de agosto, do Conversas Plugadas, projeto criado em 2007 pela Secretaria de Cultura do Estado juntamente com a Fundação Cultural do Estado e o Teatro Castro Alves com o objetivo de reunir profissionais de destaque no cenário artístico nacional e internacional para uma troca de experiências com o corpo técnico do TCA e com o público em geral. A dupla vem a Salvador para se apresentar pela Série TCA no próximo domingo (15/08), dividindo o palco com os norte-americanos do Turtle Island String Quartet, e na véspera recebem o público para um bate-papo a partir das 11 horas da manhã, na Sala de Ensaios da Orquestra Sinfônica da Bahia, no piso C, ala B do TCA. A participação é gratuita, mas os interessados devem se inscrever pelo e-mail conversas.plugadas@tca.ba.gov.br.

Considerado por muitos especialistas como o melhor duo de violões em muitas décadas, os irmãos Assad, nascidos no interior de São Paulo, criaram um novo padrão para este instrumento. Sua excepcional qualidade artística vem de uma família de músicos e de estudos com os melhores violonistas da América do Sul. Eles começaram a tocar juntos ainda muito jovens e estudaram por sete anos com Monica Távora, discípula de Andrés Segovia. A carreira internacional começou com um importante prêmio no Concurso para Jovens Artistas de Bratislava. Odair vive em Bruxelas, onde ensina na Escola Superior de Artes, e Sergio mora em Chicago, e faz parte do corpo docente do Conservatório de São Francisco.

Os irmãos Assad tiveram um papel fundamental na criação e introdução de novo repertório para dois violões. Seu virtuosismo inspirou compositores como Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Jorge Morel, Edino Krieger e Francisco Mignone a criar músicas especialmente para eles. Atuaram com grandes nomes da cena internacional como Yo-Yo Ma, Nadja Salerno-Sonnenberg, Fernando Suarez Paz, Paquito D’Rivera, Gidon Kremer and Dawn Upshaw.

Para saber mais sobre a apresentação do Duo Assad pela Série TCA visite o site www.tca.ba.gov.br.

Teatro Castro Alves – Assessoria de Comunicação – (71) 3117- 4832/4833 / fax: (71) 3117-4872

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9746 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).