Projeto Conto em Cena apresenta em Feira de Santana : O Justo

O Projeto Conto em Cena, tem pouco mais de 1(um) ano e já promete ser um grande agitador da cena cultural feirense. Com a intenção de aliar a arte do teatro com o incentivo à leitura, a cada ano um grande escritor brasileiro é escolhido e terá 3 (três) dos seus contos encenados pelo grupo. Este ano, o autor em foco é Nelson Rodrigues, sempre com suas polêmicas temáticas, o autor escreve com “o olhar de um menino que vê a vida pelo buraco de uma fechadura”, como o próprio autor se descreve.

O grupo é pesquisador de uma linguagem conhecida como, dramaturgia corporal, onde a cena deve ser representada utilizando-se mais da expressividade corporal que do próprio texto. O conto então, por fazer parte do gênero narrativo e de curta extensão, tem descrições minuciosas das ações, motivo por qual se encaixou melhor na proposta das montagens. O grupo é formado na sua maioria por arte-educadores, professores de História e Literatura, influenciando na escolha dos contos, com a intenção de levar a arte como veículo para a educação e reflexão de jovens e adultos e estimular o gosto pela leitura. O público recebe na saída do teatro o conto assistido para posterior apreciação.

Noiva da Morte foi o primeiro conto a ser encenado e se tornou o espetáculo mais assistido e aplaudido da cidade no primeiro semestre de 2010, e neste sábado e domingo, o projeto traz ao palco do CUCA (Centro Universitário de Cultura e Arte) seu mais novo conto: O justo.

O Justo conta a história de Isaurinha , uma moça agregada da família , que aparece grávida. A notícia cai como uma bomba sobre a tradicional casa, na qual a figura patriarcal, déspota e autoritário de Sr. Clementino passa a desconfiar dos genros e filhos. Entre conflitos e suspeitas, a vítima aponta Jucá, filho solteiro, como o responsável pela sua gravidez. Na intenção de reafirmar a sua postura de chefe e manter os valores familiares que ele tanto defende, o pai faz com que os dois se casem. Nas núpcias, segredos serão revelados capazes de questionar a moral desta família.

O espetáculo fica em cartaz nos dias 21, 22 e 29 de agosto sempre às 20h, no teatro do CUCA com o ingresso a 5,00 (meia promocional). A intenção é popularizar o projeto e o tornar acessível a estudantes da rede pública e particular de ensino.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.