Programa Feira Cidade Digital contempla 88 escolas públicas. Leia esta e outras notícias da PMFS

Aula magna com a enfermeira Giseli Dórea.
Aula magna com a enfermeira Giseli Dórea.
Aula magna com a enfermeira Giseli Dórea.
Aula magna com a enfermeira Giseli Dórea

88 instituições contempladas pelo Feira Cidade Digital

O programa Feira Cidade Digital vai contemplar mais 88 escolas públicas da rede municipal de ensino com o sinal gratuito de Internet banda larga. Após a conclusão dos testes nas baterias do gerador eólico instalado na serra de São José, no distrito de Maria Quitéria, as instituições dos sete distritos serão beneficiadas com o serviço.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, as antenas já estão sendo montadas nas instituições pelos técnicos e o trabalho durará cerca de 40 dias. “Em média, duas escolas estão sendo beneficiadas diariamente”, explica.

“O serviço dos técnicos nas escolas passa por algumas dificuldades, como o barulho na hora de instalar o equipamento, atrapalhando o andamento das aulas em determinados locais e o fechamento de algumas escolas nos sábados e domingos. Mas o serviço acontecerá dentro do prazo estabelecido”, acrescenta o diretor.

De acordo com César Orrico, a Internet ainda não está funcionando porque é preciso adaptar o cata-vento à antena para que o equipamento carregue as baterias em tempo nublado, já que o objeto é um dispositivo utilizado para aproveitar a energia dos ventos a fim de produzir trabalho e substituir os geradores, coletores e as placas solares em dias chuvosos.

Com o serviço, moradores da zona rural passam a ter acesso ao mundo globalizado da informática e, consequentemente, ao conhecimento. A antena possui oito metros de comprimento e conta com uma velocidade de 200 kbytes por pessoa.

Motos e carros para Guarda Municipal

Guarda vai sair da posição estática para a móvel

O serviço da Guarda Municipal será otimizado com a disponibilização de oito veículos – quatro motos e quatro carros -, adquiridos pela Prefeitura de Feira de Santana em convênio com o Governo Federal, para atender as necessidades da corporação e cumprir o Plano Anual de Aquisição de Viaturas (Paav).

As motocicletas já foram entregues ao Governo Municipal pela Motopel Motos e Peças, empresa vencedora da licitação, e três delas estão plotadas na garagem da Divisão de Veículos. A última estará pronta nesta segunda-feira (16). Esses veículos são de modelo NXR Bros ES, flex, de 150 cilindradas e valor da compra é da ordem de R$ 35.400,00.

Dos quatro carros modelo Fiat Siena Fire 1.0 flex quatro portas, um já está na garagem da Prefeitura e a previsão é de os outros três sejam entregues até o final da próxima semana, pela empresa vencedora da licitação, Cachoeira Comercial de Veículos. O valor dessa compra está orçado em R$ 117.860,00.

Segundo Mizael Freitas de Santana, secretário de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, os carros também serão plotados e equipados antes de serem entregues para a Guarda Municipal. “Vamos colocar giroflex, rádio e GPS em todos os carros e giroflex e GPS nas motos”, afirma.

O secretário acredita que com a disponibilidade dos veículos, o trabalho da Guarda Municipal vai melhorar em todos os sentidos. “A Guarda vai sair da posição estática para a móvel. Vai fazer rondas contínuas, sistemáticas, e poder oferecer maior proteção ao patrimônio público e à sociedade”, frisa.

Samu prestes a completar seis ano

Mais de 37 mil chamadas e solicitações no primeiro semestre

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completa seis anos no mês de setembro. Prestar atendimento com qualidade e agilidade e atender às chamadas em menor tempo possível, visando preservar vidas, é o principal objetivo do serviço, como define a coordenadora-geral, Maíza Ribeiro Macedo, ao fazer um balanço das ações do órgão em Feira de Santana.

“A tendência é promover melhorias e o crescimento gradativo do serviço, ampliando as condições no atendimento à comunidade”, afirma. Em média, o socorro aos pacientes tem ocorrido entre 10 e 12 minutos – exceto em localidades mais distantes e de difícil acesso.

Porém, o Samu de Feira de Santana enfrenta alguns problemas e adversidades para o cumprimento de sua jornada diária – 24 horas de prontidão -, a exemplo dos trotes e a falta de conhecimento de parte da população sobre o real objetivo e os critérios de atuação da unidade, que faz somente atendimento nas áreas de urgência e emergência, ou seja, de natureza traumática, clínica, pediátrica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

Mais de 37 mil chamadas e solicitações foram feitas pela população no primeiro semestre deste ano. Desse número, mais de 11 mil foram trotes. “Um trote pode significar a vida de uma pessoa, pois a equipe pode estar sendo deslocada para atender uma ocorrência inexistente, enquanto um fato verídico pode estar precisando urgentemente de uma ambulância”, observa a coordenadora.

Asfaltamento na rua J J Seabra

Corredor de tráfego tem recuperação

Todo o trecho do corredor de tráfego da rua J. J. Seabra, com início na praça Jackson do Amauri até o cruzamento com a rua Professor Geminiano Costa está sendo recuperado com pavimentação asfáltica.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, explica que por ser espaço de passagem de transporte coletivo, veículos mais pesado que os carros menores, o desgaste dessa faixa da via é maior.

“Com o trabalho concluído os usuários dos ônibus terão mais conforto e até mesmo os transeunte que não serão surpreendidos com água jogada pela passagem do veículo em poças”, destacou.
A obra foi iniciada na manhã deste sábado (14), com acompanhamento do prefeito Tarcízio Pimenta, e deve ser concluída logo.

Pós-graduação para servidores da Saúde

Curso em gestão para o SUS tem duração de 15 meses

Uma aula magna com a enfermeira Giseli Dórea, coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Católica de Salvador e presidente do Conselho de Enfermagem da Bahia, marcou, na noite de sexta-feira (13), no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a implantação do curso de Pós-Graduação em Gestão para o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a Fundação Geraldo Leite e com a chancela da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).

O curso, com duração de 15 meses, visa oportunizar ao profissional a identificação de problemas na Gestão do Sistema Único de Saúde, buscando desenvolver competências e técnicas que possibilitem agir estrategicamente frente aos desafios da gestão. É destinado aos profissionais do quadro permanente da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, contemplando, inicialmente 50 profissionais.

Ao proferir aula magna com o tema “Responsabilidade Ética no SUS”, a enfermeira Giseli Dórea indagou sobre a existência de ética para o SUS, para hospital e para cada setor específico. “A ética permeia toda a vida do cidadão, desde a fase de criança até morrer, presente sempre na vida do cidadão. E a ética da profissão é o ponto focal dos conselhos profissionais e significa o bem-estar e a segurança da sociedade”, afirmou.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a preocupação do Governo Municipal em qualificar os profissionais para melhor atender os cidadãos. “A Prefeitura de Feira de Santana tem feito esforço muito grande para viabilizar e humanizar a assistência à saúde e a educação no município. E a população começa a comparar e vê algumas diferenças entre o que existia antes e o que existe agora”, frisou.

O presidente da Fundação Geraldo Leite, professor Geraldo Leite, reconheceu o empenho do Governo Municipal para melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública. “Em Feira de Santana, o prefeito Tarcízio Pimenta criou um sistema de saúde digital que serve de exemplo para todos municípios do Brasil. Para ele, os meus aplausos pelo pioneirismo que certamente deverá ser copiado por outros municípios”, ressaltou.

Durante o evento também estiveram presentes compondo a mesa, a conselheira da Fundação Geraldo Leite, Anaci Bispo Paim, professora Marli Amorim, da FTC, Erenildes Marques, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), enfermeira Elizabete Moreira, representando a Secretaria de Saúde, coordenadora do Curso de Gestão Graça Leite, e chefe do Gabinete do Prefeito Milton Britto.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112616 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]