Programa Empreendedorismo do Jovem Rural chega à Bahia

Programa que visa à formação empreendedora da juventude do campo será implantado no território do Sisal pela parceria entre o Instituto Souza Cruz e o Movimento de Organização Comunitária (MOC)

Após nove anos de execução no Sul do país, transformando jovens rurais em empreendedores e agentes de desenvolvimento rural, o Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR), do Instituto Souza Cruz, chega ao território baiano do Sisal. A implantação do programa foi viabilizada pela parceria entre o Instituto e o Movimento de Organização Comunitária (MOC), entidade que há 40 anos contribui para o desenvolvimento sustentável do semiárido através de ações estratégicas em diversas áreas, como comunicação e políticas públicas.

A cerimônia de abertura da primeira turma do programa será realizada no dia 02 de agosto, às 13h30, no Centro de Formação Comunitária do MOC (Rua Vila Rica, 95, Feira de Santana). O evento contará com a presença dos jovens e familiares, representantes das instituições parceiras e das prefeituras municipais de abrangência do PEJR: Araci, Coité, Ichu, Santa Luz, Serrinha e Retirolândia.

O Programa

O PEJR é um programa de formação, complementar à educação formal, direcionado a jovens agricultores familiares de 16 a 29 anos. Com uma prática formativa inovadora nos seus valores e no projeto pedagógico, estimulando a crítica, a reflexão, a criatividade, a ética e a cidadania, o PEJR prepara o jovem para exercer um papel estratégico de agente do desenvolvimento rural.

Executado através de parcerias com instituições públicas e organizações sociais, o PEJR transforma jovens em empreendedores e líderes, com sensibilidade para identificar oportunidades para si e seus familiares, e também para o território em que estão inseridos.

O eixo articulador da formação é o empreendedorismo, que busca orientar uma estrutura temática focada na agricultura familiar, na juventude e no desenvolvimento rural sustentável e solidário. A partir do conhecimento e da realidade do jovem e de sua família, o PEJR estimula ações empreendedoras, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e renda dos agricultores familiares.

Para desenvolver o conjunto de competências fundamentais ao empreendedorismo, o PEJR tem como base pedagógica a Pedagogia da Alternância, que intercala períodos de aprendizagem no núcleo de formação e na unidade familiar, integrando teoria e prática, e a participação da família. A formação contempla três vertentes – técnica, gerencial e humana – e, ao final de um ano (15 sequências de alternâncias), cada jovem desenvolve um projeto de vida para construir, de forma qualificada e sustentada, uma proposta de negócio para gerar renda no campo, para a família e a comunidade.

O PEJR é aplicado nos três estados do sul do Brasil desde 2001, em parceria com o Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor). O Instituto Souza Cruz também estabeleceu uma parceria com a Empresa de Pesquisa e Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/SC), em 2006, para a implementação de um projeto-piloto do PEJR em Campos Novos, no meio-oeste catarinense.

Em 2008, teve início uma nova turma no Território Caminhos do Tibagi, no Paraná. A implantação do programa foi resultado de uma parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Fundação Terra e prefeituras locais.

Em 2010 o Instituto Souza Cruz chegou ao Nordeste, através de parcerias com o MOC; e com a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL) e Fundação Konrad Adenauer, na região do Médio-Curu (CE).

Sobre o Instituto Souza Cruz

O Instituto Souza Cruz é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, de abrangência nacional. Reconhecido pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto está comprometido com a causa da Educação para o Desenvolvimento Humano Sustentável desde sua fundação, em 31 de julho de 2000.

Para conhecer mais sobre o Instituto e suas ações, visite www.institutosouzacruz.org.br.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112521 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]