Presidenciáveis falarão sobre jornalismo e democracia em evento da Associação Nacional de Jornais

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Os três principais candidatos à presidência da República – Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva – falarão sobre a importância do jornalismo e dos meios de comunicação na democracia no encerramento do 8º Congresso Brasileiro de Jornais, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto de 2010, no Rio de Janeiro.

Os três principais candidatos à presidência da República – Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva – falarão sobre a importância do jornalismo e dos meios de comunicação na democracia no encerramento do 8º Congresso Brasileiro de Jornais, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Rio de Janeiro. O evento, que tem como tema geral “Jornalismo e Democracia na Era Digital”, é realizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e será constituído de uma série de painéis sobre os principais aspectos da indústria jornalística brasileira, como produção de conteúdo para as mídias digitais, captação de investimentos publicitários, novos projetos gráficos, liberdade de expressão e autorregulamentação.

A participação de Dilma, Serra e Marina não será na forma de debate, mas com a exposição de seus pontos de vista sobre jornalismo e o papel dos meios de comunicação. Será às 14h30 do dia 20, sexta-feira. Eles também assinarão a Declaração de Chapultepec, documento criado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) em defesa da liberdade de expressão. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de dezenas de estadistas das três Américas, já subscrevam a Declaração de Chapultepec.

O Congresso Brasileiro de Jornais , realizado a cada dois anos, é o mais importante evento da indústria jornalística brasileira. Este ano, o CBJ centrará seus trabalhos nos desafios das empresas jornalísticas diante da nova realidade da internet e das mídias digitais, e da importância de se construir um modelo autossustentável de jornalismo de qualidade nesse mercado, fundamental não apenas para as empresas, mas para o debate democrático e independente.

Participarão do 8º CBJ especialistas estrangeiros, como Joshua Benton, diretor do Nieman Journalism Lab, da Universidade de Harvard; Robert Thomson, diretor de Redação do Wall Street Journal; e Gavin O’Reilly, presidente da Associação Mundial de Jornais; além de nomes como Nelson Sirotsky, diretor-presidente do Grupo RBS; Otávio Frias Filho, diretor de Redação da Folha de S.Paulo; Sílvio Genesini, diretor-presidente do Grupo Estado; Emília Ribeiro, conselheira da Anatel; Demétrio Magnoli, sociólogo; Aluizio Maranhão, editor de Opinião de O Globo; e André Izay, presidente do Yahoo Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112880 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]