Prefeito Tarcízio Pimenta autoriza pavimentação do Bairro Conceição II, anuncia investimento na educação municipal de Feira de Santana e empossa novos secretários

Prefeito Tarcízio Pimenta anunciou investimentos voltados a impulsionar a educação municipal de Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta anunciou investimentos voltados a impulsionar a educação municipal de Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta anunciou investimentos voltados a impulsionar a educação municipal de Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta anunciou investimentos voltados a impulsionar a educação municipal de Feira de Santana.

Começa nesta quarta-feira (04/08/2010), às 7h30, a execução do serviço de pavimentação das ruas Canto do Buriti e Caratapema, localizadas no bairro Conceição II, em Feira de Santana. O projeto tem 30 dias para ser concluído e será iniciado com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta.

Na rua Canto do Buriti, a intervenção fica por conta da complementação da pavimentação em paralelepípedo. Já a rua Caratapema, o trabalho também se refere à pavimentação em paralelo e será realizado em toda o trecho.

Moradoras da rua Canto do Buriti, as donas de casa Neide dos Santos e Meire Maria de Jesus comemoram o início das obras. “Fico feliz com o serviço. Isso vai valorizar nosso bairro e melhorar nossa vida também”, declara Meire Maria. Para Neide, a pavimentação é motivo de festa e alegria, pois “vai acabar com os buracos”.

O agente comunitário de saúde, Luís Carlos de França Lima, que trabalha no posto de saúde da região, disse que em época de chuva, como a de agora, é muito difícil se movimentar pelo bairro. “Outra coisa que preocupa é o trânsito intenso dos ônibus e, com os buracos, o perigo é maior. Com o calçamento das ruas, a situação vai melhorar”, analisa. A obra será executada pela empresa SMS Construções e Projetos Ltda., vencedora de licitação pública.

Feira já teve chuva por um ano

Entre janeiro e julho deste ano, a precipitação de chuvas em Feira de Santana foi de 608,9 milímetros, o que corresponde a quase o volume verificado em um ano inteiro, segundo dados da Estação Climatológica do Departamento de Tecnologia de Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Além disso, o volume de chuvas tem crescido nos últimos quatro anos, ainda segundo as medições da Uefs.

Para se ter uma mostra da grande quantidade de chuvas que cai no município, em todo o ano de 2009 a precipitação registrada foi de 787 milímetros. Em 2008, os dados registrados pela Estação Climatológica dão conta de 738,2 mm em todo o ano. Em 2007, o volume foi de 648,5 em todo o período.

O grande volume de chuva registrado nos primeiros sete meses de 2010 provocou, entre outras coisas, o estrago do pavimento de muitas avenidas e ruas de Feira de Santana. O período chuvoso também provocou atraso na recuperação da cidade.

Atualmente, o Governo Municipal está com ações de recapeamento de ruas e avenidas, além de ações de tapa buraco em vários pontos do município. Serviço de recuperação de canais de macrodrenagem também está sendo executado.

Para medir a precipitação é usado o milímetro. Um milímetro de precipitação corresponde à altura que se eleva um litro de água quando homogeneamente distribuída numa base de um metro quadrado, como explicam os técnicos. Assim, dizer que em Feira de Santana houve uma precipitação de 10 mm significa que em média, cada metro quadrado da região recebeu 10 litros de água da chuva.

Investimentos qualificam a educação

O prefeito Tarcízio Pimenta anunciou, na tarde desta terça-feira (3), investimentos do Governo Municipal voltados para impulsionar a educação pública da rede municipal em Feira de Santana. Além da mudança de referência e a alteração de carga horária para 179 professores, também anunciou a implantação do programa Educação Digital, em todas as 220 escolas do município, já a partir de 2011.

Tarcízio Pimenta ressaltou as vantagens com o programa de Educação Digital. Dentre eles, a matrícula automática já no final de ano, eliminando as filas nas portas das escolas, o controle da freqüência dos alunos através da biometria, inclusive informando os pais dos alunos, via internet, sobre a freqüência em sala de aula. “Vamos dar mais segurança no trabalho e qualidade na educação”, afirmou o prefeito, ao ressaltar o orgulho ao ver a evolução com o projeto piloto instalado na Escola Municipal Monteiro Lobato.

O técnico Iuri Souza, da CNBI, empresa responsável pela implantação do programa de Educação Digital, apresentou o programa, que vai gerenciar salas de aula, freqüência dos alunos, oferta de vagas. “O sistema é capaz de absorver todos os processos acadêmicos. E possui um autenticador, para garantir que os dados não sejam alterados. A família vai ter acesso direto ao boletim escolar, via Internet”.

Estiveram compondo a mesa de honra, além do prefeito, o representante da Câmara Municipal, vereador Alcione Cedraz; secretários de Educação José Raimundo Pereira de Azevêdo, de Administração João Marinho Gomes Júnior, de Comunicação Social Edson Borges, e de Habitação Gilberto Ruy Souza Rocha, diretor da APLB Germano Barreto, presidente do Sindicato dos Radialistas Walter Vieira, e vereador Justiniano França.

O secretário José Raimundo de Azevêdo ressaltou a importância dos investimentos para alavancar a qualidade da educação. “Vai gerenciar, demandas e ofertas na rede de educação, controlar a qualidade do ensino e promover a aproximação entre a família e a escola. Será possível, por exemplo, pai acompanhar, on line, a presença dos alunos na escola. No fim do ano letivo, o aluno sai com a matrícula sabendo onde vai estudar”, afirmou, ao ressaltar a contribuição que o prefeito Tarcízio Pimenta tem dado para a educação ao cumprir o compromisso da mudança de referência e de carga horária dos professores.

A satisfação com as conquistas também foi ressaltada pelo diretor da APLB, Germano Barreto. “Hoje é um dia que estou muito alegre, pois estamos resgatando duas coisas importantes: a mudança de referência e a mudança de carga horária de 20 para 40 horas. O grande passo o prefeito Tarcízio Pimenta está para dar em sua gestão, com o Plano de Cargos e Salários, que 90% já concluímos. O prefeito está tendo a oportunidade de dar a importância à educação. E ficará na história”, frisou

Em seguida, o prefeito Tarcízio Pimenta leu a lista dos 179 professores contemplados com benefícios que resultam em acréscimos de até 100% dos salários. Deste total, 85 docentes beneficiados com processo de mudança de referência e mais 94 com enquadramento, alterando a carga horária de trabalho semanal de 20 para 40 horas, o que representa 100% de aumento salarial.

Já o processo de mudança de referência contempla 85 professores da rede municipal de ensino, em sua grande maioria, passando para as referências E (licenciatura plena) e F (pós-graduação). A medida representa reajuste salarial que varia entre 15% até 80%, sendo a grande maioria com reajuste acima dos 70%.

Tarcízio Pimenta empossa secretários

O prefeito Tarcízio Pimenta empossou, no final da tarde desta terça-feira (3), o bispo Gilberto Ruy Souza Rocha à frente da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, e o advogado Magno Felzemburg no comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A solenidade ocorreu no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

Além de bispo, Gilberto Ruy é também presidente da Associação dos Ministros Evangélicos (AME)em Feira de Santana. Ele vinha ocupando cargo de chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Gilberto Ruy assume a vaga com o remanejamento de Magno Felzemburg para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, substituindo o vereador Justiniano França, que retorna às atividades na Câmara Municipal.

A solenidade também contou com as presenças do secretário de Comunicação Social Edson Borges, e dos vereadores Justiniano França e Alcione Cedraz.

Na solenidade, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a satisfação em poder contar com a contribuição dos dois secretários para execução de missões voltadas para o desenvolvimento da cidade.

Prefeito Tarcízio Pimenta anunciou investimentos voltados a impulsionar a educação municipal de Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta anunciou investimentos voltados a impulsionar a educação municipal de Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta anunciou investimentos voltados a impulsionar a educação municipal de Feira de Santana.
Prefeito Tarcízio Pimenta anunciou investimentos voltados a impulsionar a educação municipal de Feira de Santana.
Prefeitura de Feira de Santana realiza pavimentação no bairro Conceição II.Prefeitura de Feira de Santana realiza pavimentação no Bairro Conceição II.
Prefeitura de Feira de Santana realiza pavimentação no Bairro Conceição II.
Justiniano França deixa secretária e retorna à Câmara Municipal de Feira de Santana.
Justiniano França deixa secretária e retorna à Câmara Municipal de Feira de Santana.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108687 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]