Prefeitura de Feira de Santana firma convênio R$ 2,3 milhões para a recuperação de nove ruas

O prefeito Tarcízio Pimenta lembrou que as chuvas desgastaram a pavimentação das vias públicas em Feira de Santana. Foto: Carlos Augusto | Guto Jads | Jornal Feira HojeO prefeito Tarcízio Pimenta lembrou que as chuvas desgastaram a pavimentação das vias públicas em Feira de Santana. Foto: Carlos Augusto | Guto Jads | Jornal Feira Hoje

A parceria foi firmada entre o prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Cícero de Carvalho Monteiro, na tarde desta quinta-feira (12/08/2010), na Sala de Imprensa Arnold Ferreira da Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).

Durante a solenidade também estiveram presentes representantes de diversos órgãos estaduais, como diretor geral da Sucab Elmo Vaz, e diretor geral do Derba, Berchris Moura Requião Filho.

O prefeito Tarcízio Pimenta lembrou que as chuvas desgastaram a pavimentação das vias públicas em Feira de Santana. “Numa cidade grande, temos pavimento de longo tempo, ruas que foram pavimentadas há 35 anos, sofre mesmo a ação da chuva. Há pouco tempo conseguimos recursos como Governo Federal para recuperação de canais e galerias. Este ano em Feira de Santana já choveu 600 milímetros, em apenas seis meses, o equivalente a todo o período do ano passado”, ressaltou.

Tarcízio Pimenta lembrou também que o convênio está sendo possível em função do Governo Municipal ter decretado estado de emergência em função das chuvas e ressaltou o apoio do deputado federal Fernando de Fabinho. Serão contempladas as ruas Senador Quintino, Edelvira de Oliveira, Juracy Magalhães, Riachuelo, Barbolomeu de Gusmão, 18 do Forte, Mantiqueira, Teixeira de Freitas e Pedro Américo de Brito.

Na cerimônia, o prefeito também solicitou ao Derba a melhoria em outras vias públicas, em estradas de acesso ao distrito de Humildes, e máquinas para patrolamento de estradas vicinais para a zona rural.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, observou a importância da parceria para o desenvolvimento das obras. Lembrou dos apelos do prefeito Tarcízio Pimenta, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Feira de Santana, e a solicitação do apoio ao Governo do Estado para recuperar a pavimentação. “A gente sabe que a necessidade é bem maior, de 40 mil toneladas de asfalto. Temos muitas intervenções no Estado. Feira é o portal do sertão”.

O diretor geral do Derba, Berchris Moura Requião, lembrou que Feira de Santana merece por contribuir para o desenvolvimento do Estado. “O Derba está aqui hoje recebendo autorização para recuperação da pista de pouso e construção de muro de fechamento da área patrimonial do Aeroporto João Durval Carneiro, com 1.500 metros de extensão”, afirmou, ao assegurar que poderá ser feito outro convênio para manutenção das estradas vicinais.

Presentes o vice-prefeito Paulo Aquino, secretários municipais de Desenvolvimento Urbano José Pinheiro, da Fazenda Wagner Gonçalves, de Comunicação Social Edson Borges, e chefe de Gabinete do Prefeito Milton Brito.

Mãe e filho se reencontram após 17 anos. Ela morava há cinco anos em residência terapêutica

Além de participarem de distintas atividades, os pacientes que moram nas residências terapêuticas vinculadas as unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), convivem também com a esperança de reencontrar familiares. Para uma das usuárias, portadora de transtorno mental, o reencontro tornou-se realidade após 17 anos, graças ao empenho da equipe do Caps Dr.João Carlos Cavalcante, que coordena a residência terapêutica na qual ela morou por cinco anos.

De acordo com a psicóloga do Caps Dr.João Carlos Cavalcante, Inara Francinete, são os próprios relatos feitos pelos pacientes que ajudam a localizar os familiares. “A família dessa paciente foi encontrada porque ela dizia que morava na região de Alagoinhas e Catu. Fomos com ela até lá, e conseguimos o contato do filho dela, que mora no Piauí”, conta, acrescentando que “as ligações feitas resultaram em três visitas realizadas pelos filhos”.

Para Edson Santiago, 27 anos, filho da paciente, a emoção do reencontro não pode ser definida com simples palavras. “Eu não tenho como descrever minha felicidade, pois ela desapareceu quando eu tinha apenas 10 anos. Então há 17 convivia sem manter contato algum com minha mãe. Era difícil acreditar que ainda a reencontraria”, relata. Mãe e filho embarcam na noite desta quinta-feira (12) para a cidade de Inhuma, no Piauí.

Segundo Rosana de Cássia Falcão, coordenadora da Rede Municipal de Atenção em Saúde Mental, o reencontro revela que Feira de Santana avança no processo da reforma psiquiátrica. “Esse resultado é um grande avanço e mostra que estamos no caminho certo e empenhados para promover a busca de resgate e autonomia, além da reabilitação psicossocial”, ressalta.

Em Feira de Santana existem 11 residências terapêuticas, atendendo atualmente 51 pacientes, que participam de distintas atividades de lazer nas unidades dos Caps.

Campanha contra poliomielite intensificada. Vacinação contra a doença está sendo feita desde o dia 9 deste mês

Apesar de o “Dia D” da vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) acontecer neste sábado (14), a Secretaria de Saúde de Feira de Santana resolveu antecipar e intensificar a campanha. Desde segunda-feira (9), várias crianças já tomaram a vacina contra a doença.

Esta é a segunda etapa da campanha nacional contra a poliomielite. A primeira etapa aconteceu no mês de junho. Agora, na segunda fase da vacinação, a previsão é de que sejam vacinadas mais de 48 mil crianças na faixa etária de zero a cinco anos.

Nesta quinta-feira (12) uma equipe da Secretaria de Saúde foi até a Creche Escola Beira Riacho para fazer a vacinação dos alunos da unidade escolar. Na oportunidade, 36 crianças foram imunizadas contra a paralisia infantil.

No sábado (14), a vacina estará disponível nos 83 postos de Unidade de Saúde da Família (USF), 16 de Unidade Básica de Saúde (UBS), em hospitais públicos e particulares da cidade e também através das equipes volantes de imunização da Secretaria de Saúde que serão instaladas nos supermercados GBarbosa (localizado na rua Marechal Deodoro) e Hiper Bom Preço, situado no Boulevard Shopping.

Desde 1989 não há casos de paralisia infantil no Brasil. Porém, a quantidade de viagens internacionais realizadas atualmente e o fato de o Brasil receber um alto número de turistas é motivo de alerta constante em relação ao vírus, segundo a coordenadora da Unidade de Rede de Frio da Secretaria de Saúde, Francisca Lúcia da Silva Oliveira.

“Esta campanha para a imunização das nossas crianças é fundamental para manter a doença erradicada no país. Por isso, é importante que todos os pais e responsáveis levem suas crianças para serem vacinadas”, destaca.

Semana Anti-drogas encerra; Passeata inicia em frente ao Monumento a Maria Quitéria

Uma passeata na avenida Getúlio Vargas na manhã desta sexta-feira (13) encerra as atividades da Semana Municipal da Cultura Anti-drogas. Escolas públicas, Projovem, Polícia Militar, 2º Grupamento de Bombeiro Militar, grupos de capoeira e sociedade civil vão participar do manifesto com início previsto para as 9 horas em frente ao Monumento a Maria Quitéria.

Na passeata haverá distribuição de panfletos informativos, exposição de faixas com mensagens contrárias ao uso de drogas, apitos e carro de som disponível para os organizadores do evento e estudantes lerem textos e poesias que preparam durante a semana em oficinas realizadas nas escolas.

“A caminhada é um grito de clamor à sociedade, levantando a bandeira contra as drogas”, frisa o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana. A Secretaria é responsável pela realização da Semana Anti-drogas e conta com o apoio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), além do Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência (MovPaz).

A Semana foi aberta na segunda-feira (9) com palestras temáticas sobre as drogas no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro. Na terça-feira (10) foram desenvolvidas oficinas interativas com a participação de representantes do Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e Drogas (Caps AD), Ministério Público e Polícia Militar.

Na quarta-feira (11) e nesta quinta-feira (12), integrantes da semana realizaram durante o dia mobilização e atividades nas comunidades e escolas da rede municipal com uso de materiais educativos, gincanas, palestras e apresentação de trabalhos referente ao uso ilícito de drogas.

“Começamos com dois dias de fórum para preparar lideranças, educadores e sociedade civil para se tornar agentes multiplicadores dessa cultura anti-drogas que vem sendo construída e debater a forma de atuação na comunidade. Depois realizamos a mobilização nas escolas e comunidade e a caminhada culmina o evento”, destaca Ícaro Irvin, coordenador de Projetos Especiais II, da Secretaria.

Servidores terão curso de pós-graduação. Conferência Magna nesta sexta, na CDL

A Prefeitura de Feira de Santana está convidando os servidores públicos municipais interessados no curso de pós-graduação em “Gestão para o Sistema Único da Saúde (Sus)” para participarem da Conferência Magna que marca a oferta da especialização.

Com o tema “Responsabilidade Ética na Gestão do SUS”, o evento vai ser apresentado pela presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-Ba), Gícele Dórea, nesta sexta-feira (13), às 18 horas, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), situado na praça Monsenhor Renato Galvão.

“A qualificação do servidor reflete de forma positiva no cidadão, pois com o profissional mais preparado poderemos prestar um serviço de melhor qualidade a todos”, destaca o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro.

Os interessados na pós-graduação devem realizar inscrição no setor de Educação Continuada, localizado na própria Secretaria, até a próxima terça-feira (18), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. No ato da inscrição é necessário apresentar duas fotos 3×4 e original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), além do comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento.

A seleção dos candidatos será realizada pela Secretaria de Saúde e pelo Instituto Geraldo Leite. Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas, o tempo de serviço do profissional junto a Secretaria será utilizado como critério de seleção.

O curso esta sendo ofertado pelo Governo Municipal em parceria com o Instituto Geraldo Leite. A assinatura do convênio que vai beneficiar 50 profissionais de saúde efetivos da Secretaria de Saúde foi realizada no dia 5 de agosto.
Reforço na recuperação de ruas

O prefeito Tarcízio Pimenta assina convênio com o Governo do Estado para reforçar a recuperação de ruas danificadas durante o período de chuvas em Feira de Santana. O ato será realizado na tarde desta quinta-feira (12), na Sala de Imprensa Arnold Ferreira da Silva, do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), e vai garantir o fornecimento de 12 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

O asfalto será utilizado na recuperação da pavimentação de 16 ruas em bairros e no centro da cidade. O volume é suficiente para recapeamento de cerca de 90 mil metros quadrados de vias públicas.

A assinatura do convênio será realizada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro. Ele estará em Feira de Santana também fiscalizando a construção de um novo posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

A nova remessa de asfalto vai reforçar as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo Municipal na recuperação de ruas e avenidas de Feira de Santana. Estão sendo investidos mais de R$ 5 milhões somente na pavimentação de importantes corredores de tráfego, a exemplo da avenida João Durval Carneiro, rua Sabino Silva (Kalilândia), rua Barão de Cotegipe e rua Conselheiro Franco (no centro), rua L (conjunto Feira X), rua A (Feira IV), rua A (Feira IX), avenida José de Anchieta, rua Landulfo Alves e rua Arivaldo de Carvalho (Sobradinho), dentre outras.

Cascalhamento em estradas da zona rural

Estradas de bairros, que dão acesso à zona rural e em povoados estão passando por patrolamento, recuperação de bolsões e cascalhamento no sentido de aperfeiçoar o acesso a estes locais, em razão das chuvas de inverno. Na rua principal do bairro Aviário, por exemplo, máquinas e operários estão executando o patrolamento.

As ações continuam no povoado Lagoa Salgada, situada no distrito de Humildes, onde está sendo realizada a recuperação de bolsões e patrolamento desde a Fazenda Calundu até a Fazenda Pau da Rola. Nesta região, as melhorias podem ser concluir nesta sexta-feira (13), seguindo com os trabalhos entre a Fazenda Calundu e os fundos do Parque de Exposição João Martins da Silva no mesmo dia.

Neste local, estão sendo usadas patrol e pá carregadeira para executar o serviço, além de quatro caçambas para aperfeiçoar o acesso a Lagoa Salgada. Morador do local, o agente de limpeza Jarbas Oliveira, “espera que a entrada à localidade melhore, pois o nível da estrada sempre desce com o tempo”.

Na Pedra Ferrada, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está desenvolvendo o cascalhamento, e na avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), no bairro Conceição I, operários trabalham limpando a via paralela com trator com grade. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, o prazo é de concluir todos estes serviços dentro de 30 dias.

Escola do Feira IX em reforma

As obras de reforma e modernização da Escola Municipal Maria de Lourdes Brito Portugal, na rua E do conjunto Feira IX, estão em fase de pintura. O prédio está sendo totalmente recuperado pela Prefeitura de Feira de Santana, para proporcionar maior conforto e segurança à comunidade escolar.

As intervenções no prédio envolveram revisão geral das instalações elétrica e hidráulica, substituição de portas, colocação de forro em PVC, piso de alta resistência e também construção de muro, proporcionando maior segurança ao evitar o acesso de pessoas que não fazem parte da escola.

A unidade escolar possui nove salas de aula, diretoria, duas baterias de sanitários masculinos e femininos, recepção e garagem. Com as reformas, o prédio também foi ampliado, passando a contar com uma cantina com dispensa. Além disso, o telhado também passou por manutenção geral.

As obras estão sendo executadas através da empresa CVM Construtora, vencedora de licitação pública promovida pela Prefeitura. A previsão do operário Hamilton José da Silva é de que os serviços sejam concluídos até a próxima semana.

O serviço está em fase de pintura das paredes e retoques nas pinturas de portas, janelas e esquadrias. Os operários estão lixando a massa corrida para posterior aplicação da nova pintura. As partes também receberam revestimento cerâmico na altura de 1,8 metro, proporcionando maior durabilidade e conservação do ambiente.

Praça do Bem-Te-Vi quase pronta

A praça Nova Esperança, segundo espaço de lazer reestruturado pela Prefeitura de Feira de Santana no bairro Bem-Te-Vi, recebe agora os últimos ajustes antes da conclusão do serviço, prevista para esta quinta-feira (12).

As melhorias contemplam 13 casas da travessa Tertuliano Carneiro, situadas em frente da praça, que receberam reboco e pintura na parte externa, além da recuperação de passeios. A praça ganhou parque infantil, nova iluminação e paisagismo.

De acordo com o diretor do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos, Jurandir Borges, as lâmpadas antigas de vapor de sódio foram substituídas por novas lâmpadas de vapor metálico. Ele observa os benefícios que a intervenção trará para a comunidade. “Estamos valorizando o espaço para resgatar encontros de vizinhos, amigos e familiares, além de oferecer um local seguro para as crianças brincarem”, ressalta.

Os moradores do bairro comemoram as melhorias. “A praça está ficando muito linda. Agora é torcer para que essa maravilha seja mantida. Eu serei o primeiro a me empenhar e estarei atento para que os vizinhos façam o mesmo”, comenta o morador Valmir Pereira de Souza.

Para a moradora Maria Madalena Santana, a intervenção na praça representa uma surpresa para a comunidade. “O prefeito nos surpreendeu. Torcíamos para que isso acontecesse, mas não acreditávamos que seria tão rápido assim”, afirma.

Emissão de Carteira de Trabalho

As pessoas que buscam tirar a primeira ou segunda via da Carteira de Trabalho podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, situada na avenida Getúlio Vargas, 3.417. O serviço é disponibilizado em convênio entre a Secretaria e a Subdelegacia Regional do Trabalho, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 12 horas, há 19 anos.

Diariamente são emitidas em torno de 25 carteiras, conforme a emitente Joselita Alves. “Aqui é um complemento porque às vezes o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou a Subdelegacia está em greve e isso já ajuda”, afirma Joselita Alves, acrescentando que “esse trabalho é muito importante para ajudar o público”.

No caso da primeira via do documento, os interessados precisam apresentar a primeira via da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4 com fundo branco. Já para a segunda via é necessário apresentar o cartão do Programa de Integração Social (PIS) e registro de queixa comprovando que o documento foi perdido ou extraviado, além dos documentos solicitados para a primeira via.

A estudante Manuela Nascimento, 19 anos, foi à Secretaria para fazer a primeira via da Carteira de Trabalho e diz que procurou o local pelo fato “de haver menos pessoas procurando este serviço. O atendimento está sendo bom”, afirma.

Os documentos são entregues dentro de 20 dias, diferentes do SAC, que emite a Carteira de Trabalho no prazo de 45 dias, segundo Joselita. Porém, existem cerca de 400 carteiras para serem recebidas pelos proprietários, inclusive com até três anos de espera. “O povo dá pressa, nós fazemos o documento e não vem pegar”, afirma a emitente.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]