Prefeitura assina convênio para a implantação de programas de inclusão digital com Microsoft em Feira. Leia esta e outras notícias da PMFS

A Prefeitura de Feira de Santana assinou convênio de parceria com a Microsoft Brasil, para impulsionar projetos na área de educação pública, proporcionando a inclusão digital. Com a iniciativa, firmada na tarde desta terça-feira (24/08/2010), durante solenidade no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, será desenvolvido o projeto Microsoft Education Alliance Agreement.

O projeto estabelece a implantação dos programas Alfabetização Digital, Introdução à Acessibilidade a Computadores Para Professores de Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais, Guia Passo a Passo Para Educadores, Manual Governança Amiga e Governo Conectado.

O convênio foi assinado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy. Também estiveram presentes: diretor de Educação da Microsoft, Emílio Munaro, gerente regional da Microsoft Para o Norte e Nordeste Luiz Pinto, secretário de Educação José Raimundo Pereira de Azevêdo, e diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, Cézar Orrico.

O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a satisfação pela parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Microsoft buscando avançar na oferta de educação pública de qualidade para os feirenses através da inclusão digital. “Feira de Santana está tomando um destino. Está se lançando em um projeto ousado, um projeto viável. Nós queremos sair do mundo do analfabetismo digital e embarcarmos numa tecnologia em que a gente pode diminuir as diferenças, que a gente pode ofertar àqueles que mais precisam oportunidades na vida. E quando uma empresa como a Microsoft acena com a parceria, é um aceno de que estamos fazendo o negócio certo”, observou.

O presidente Michel Levy observou a importância dos investimentos realizados pela Prefeitura na área de tecnologia para a população. “Agradeço ao prefeito Tarcízio Pimenta por abrir sua casa e por deixar participar de projeto tão ambicioso e tão pioneiro como este em Feira de Santana. Estamos presenciando a passagem de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento. Para nós é muito bom ter contato e conhecer gestores públicos que possibilitam acesso à tecnologia, seja como da educação básica, do planetário. A visão de trazer a banda larga, acesso da Internet, tecnologia como meio para desenvolvimento muito coincidente com a missão da Microsoft, de fazer com que as pessoas realizem seu potencial”, ressaltou.

O diretor de Educação Emilio Munaro, ressaltou a importância dos investimentos em Feira de Santana. “Aqui vemos o belíssimo exemplo que vocês dão ao Brasil”, afirmou, ao mostrar a visão de futuro da tecnologia na ótica da Microsoft, apresentando vídeos sobre as tecnologias que em breve deverão estar à disposição dos cidadãos.

Estudantes do Colégio Municipal Monteiro Lobato, ao lado da diretora Adriana Pereira, e prefeito Tarcízio Pimenta entregaram uma tela (tema “Fantasia Sertaneja”) do artista plástico Juraci Dórea ao presidente da Microsoft, Michel Levy.

Feira de Santana é Cidade Educadora

Programa educacional através de parceria entre Prefeitura e Editora Aymará

O lançamento de programa educacional através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Editora Aymará está transformando o município em Cidade Educadora. A iniciativa foi lançada na noite desta terça-feira (24), durante solenidade no Spazzio Eventos e Convenções, e é voltada inicialmente para alunos do Ensino Infantil – de quatro a cinco anos – da rede municipal de ensino.

O programa visa despertar em educadores e nos alunos a consciência de uma cidadania ativa, transformando a educação por meio de materiais inovadores e ações na comunidade. Através da Coleção Cidade Educadora, os professores têm liberdade para trabalhar enquanto os alunos desfrutam de liberdade para se expressarem, despertando, sobretudo, o gosto pela leitura.

Durante a solenidade, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a preocupação do Governo Municipal em oportunizar condições para desenvolvimento da sociedade através de investimentos maciços na educação pública de qualidade. E observou que somente através da educação é que se pode transformar o Brasil, tornando-o uma sociedade mais justa para todos.

O diretor-presidente da Aymará, André Gutierres, observou os investimentos que estão sendo promovidos pelo Governo Municipal na educação. “O trabalho já começou com planejamento de ações para fazer transformações na educação de Feira de Santana, desde a mais tenra idade. Por isso começamos pela educação infantil”, frisou.

O programa oferece alternativas em educação que garantem resultados concretos. É composto da Coleção Cidade Educadora, da Espiral Educadora, da Formação de Professores e de monitoramento e avaliação constante.

O Cidade Inovadora possibilita preparar crianças, jovens e adultos não apenas para uma formação curricular, mas também para valorizar o diálogo com o outro. É concebido tanto para escolas públicas quanto para particulares, mas em Feira de Santana está contemplando as escolas da rede pública municipal por iniciativa do Governo Municipal.
Computador com desconto para servidor

Financiamento e redução de preços entre 35 a 38 por cento

Os servidores públicos municipais podem adquirir computadores com redução de preços entre 35 a 38 por cento. O desconto será possível através de convênio assinado entre a Prefeitura de Feira de Santana e o Banco do Brasil para lançamento do programa Servidor Conectado.

A carta de intenção foi assinada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e superintendente Regional do Banco do Brasil, Cladson do Rego Lopes Neto. Também vai possibilitar o parcelamento do valor do equipamento a ser adquirido pelo servidor público municipal.

A iniciativa faz parte dos investimentos promovidos pelo Governo Municipal visando possibilitar a inclusão digital. Foi lançada na tarde desta terça-feira (24), no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, após a solenidade de assinatura de convênio da Prefeitura com a Microsoft no Brasil para investimentos na área de educação pública municipal.

Notícias Voltar

Contadores de tempo substituídos

Equipamentos ganham novos componentes eletrônicos

Contadores de tempo de semáforos serão reativados em alguns pontos estratégicos de maior fluxo de veículos e transeuntes. Os equipamentos tiveram os componentes eletrônicos substituídos e deverão ser instalados nos próximos dias por técnicos da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

Danificadas ao longo do tempo de uso ou mesmo por fatores externos, as placas eletrônicas dos contadores de tempo passaram por manutenção em São Luiz, no Maranhão, onde está instalada a empresa fornecedora dos equipamentos. Agora os equipamentos já estão sendo montados para serem colocados nas sinaleiras, nos próximos dias.

O chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Tráfego da SMT, Erval Borges da Silva, ressalta que os relógios serão reinstalados em locais de maior fluxo de veículos. Outros dois ainda estão no reparo. “Nos últimos dias, já instalamos um contador de tempo no cruzamento entre as avenidas João Durval Carneiro e Presidente Dutra e outro no cruzamento entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria”, ressaltou.

Nos próximos dias a SMT vai instalar os relógios em pontos como os cruzamentos da rua Castro Alves com avenida Presidente Dutra; avenida Presidente Dutra com avenida Maria Quitéria; avenida Senhor dos Passos com praça D. Pedro I, a do Nordestino; e avenida Presidente Dutra com avenida Senhor dos Passos.

Mais currais no Campo do Gado

Objetivo é construir mais dez currais para comportar 250 bois

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vai aumentar a estrutura que abriga bovinos do Campo do Gado, situado no bairro Campo do Gado Novo. O objetivo é construir mais dez currais para comportar em torno de 250 bois.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg, a compra dos mourões já foi autorizada pelo prefeito Tarcízio Pimenta e está em processo de compra para dar início aos serviços dentro de 15 dias. Além disso, serão feitas melhorias na rampa de acesso dos animais pelo fato de a área deslizar nos dias de chuva.

“Desde que eu assumi a Secretaria, o diretor do Campo do Gado solicitou a compra de mais mourões para aumentar a capacidade de armazenamento de gado. Aqui é o maior pólo comercial da Bahia, onde transitam 2.600 animais”, ressalta o secretário. Na segunda-feira (16) foram comercializados 2.619 bois no local, o equivalente a R$ 500 mil em vendas.

Todas as segundas-feiras estão sendo ofertados outros serviços e atividades no Campo do Gado. Na segunda-feira (23), são disponibilizados serviços como aferição de pressão e teste de glicemia, serviços que serão ofertados novamente na próxima segunda-feira (30), juntamente com o ônibus digital e um sanfoneiro.

Já no dia 6 de setembro será realizada argolinha para animar o espaço e, há perspectiva de realizar campeonato de Enduro e vaquejada no Campo do Gado, além de usar área de mata do local para troller aos sábados e domingos. Em parceria com concessionária de veículo e de moto, será exposto um automóvel ligado a área rural.

Segundo o vendedor de gado, Carlos Souza, o aumento na oferta de currais melhora para todos os comerciantes do local. “É um ganho para todos nós, mas também precisamos de melhoras no acesso ao Campo do Gado”, pontua.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108765 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]