Pré-Vestibular Cidadão aprova 13 estudantes do programa municipal de Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Na entrega do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, em sua quinta edição, o reconhecimento a Feira de Santana.
Na entrega do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, em sua quinta edição, o reconhecimento a Feira de Santana.

A Secretaria de Desenvolvimento Social divulgou relação com nomes dos treze candidatos aprovados em vestibulares de meio do ano. Através do Pré-Vestibular Cidadão, programa criado pela Prefeitura de Feira de Santana para contemplar vestibulandos da rede municipal de ensino, jovens e adolescentes têm a oportunidade de estudar gratuitamente e concorrer a vaga numa universidade pública.

Segundo o secretário Maurício Carvalho, o pré-vestibular não tem caráter de “intensivão” e é direcionado para aqueles que vão prestar o concurso. “Estou confiante no trabalho desenvolvido pela equipe de professores e no empenho dos estudantes. O resultado alcançado no meio do ano revela o forte indicativo para o vestibular 2011. Acredito que nossos alunos estão em pé de igualdade com os da rede particular de ensino”, diz Maurício Carvalho.

Foram 11 candidatos aprovados em universidades públicas e mais duas aprovações em faculdades particulares. Porém, dois deles foram aprovados em uma faculdade particular e em uma pública, totalizando 13 aprovações. As aulas acontecem em anexo da Igreja do Avivamento Bíblico, no início da avenida Senhor dos Passos. “Lá, os estudantes, têm mais conforto, pois as salas são amplas, climatizadas e equipadas com data show”, comenta o secretário.

No pré-vestibular, os estudantes têm aulas de Literatura, Redação, Gramática, Espanhol, Física, Química, Biologia, Geografia, História Geral e História do Brasil.

Como parte da programação de aulas do Pré-Vestibular Cidadão, no dia 28 deste mês, os estudantes participam de uma aula interdisciplinar no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro. A aula, que terá como tema “O Continente Africano”, será realizada das 13h30 às 17h30. Já nos dias 25 e 26 de setembro, a programação do curso pré-vestibular é preparar os alunos para o Enem com um simulado.

Vistoria para transporte escolar; Veículos passam por vistoria entre segunda-feira e dia 20

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) convoca os proprietários de veículos utilizados na realização de transporte escolar para a segunda vistoria para o exercício desse tipo de transporte em 2010.

A primeira inspeção aconteceu no mês de fevereiro deste ano. De acordo com a portaria nº 023/2010, publicada em jornal do município nesta sexta-feira (6), a vistoria será realizada entre segunda-feira (9) e dia 20 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Os seguintes documentos devem ser apresentados no ato da vistoria: Certificado de Registro de Veículo (CRV), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado, DPVAT, antecedentes criminais do proprietário do veículo e do condutor, caso não sejam a mesma pessoa, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D, Certidão de ISS, certificado de curso de capacitação para transporte escolar, RG, CPF, Título Eleitoral, Certificado de inspeção do GNV (quando for o caso) e certidão de inspeção do tacógrafo.

Durante a vistoria serão verificados os equipamentos do veículo, como por exemplo o registrador de velocidade e os cintos de segurança, cuja quantidade dever ser igual à capacidade de lotação do transporte.

Os veículos devem ser apresentados à pista de vistoria lavados, aspirados, dedetizados e em perfeito estado de utilização.

Podem assinar o Termo de Vistoria o proprietário do veículo ou seu representante legal (com procuração autenticada em cartório). Quem não comparecer à vistoria nos prazos previstos não serão cadastrados para continuarem a fazer transporte escolar durante o restante do ano.
Moradores aprovam recapeamento

Asfalto na rua L do conjunto Feira X

Em vez de buracos e poeira, os moradores e comerciantes da rua L, no conjunto Feira X, passam a conviver com um asfalto livre de problemas e em melhores condições de transitar. A situação tem modificado devido à execução do recapamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), iniciado no final do mês de julho.

Depois de vivenciar outra realidade, o funcionário público e morador da rua L há 22 anos, José Ribeiro, 55 anos, ressalta que o serviço melhorou a rua consideravelmente. “O recapeamento está tapando os buracos e beneficiou todo o bairro”, pontua.

Para o comerciante Mauricio Mota, 44 anos, as vendas também tendem a crescer em razão de o tráfego da via aumentar. “Agora precisamos de quebra-molas para os motoristas dirigirem com menos velocidade. Com isso, estará ótimo”, afirma.

A recuperação de 14 vias públicas é uma prioridade dentro do cronograma de obras a serem desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e visa normalizar o fluxo de veículos na cidade, a exemplo do que já foi feito na rua Conselheiro Franco.

Além dessa via, estão sendo recapeadas a rua A do conjunto Feira IV, com possibilidade de concluir o serviço neste sábado (7), a rua Sete de Setembro, no bairro Chácara São Cosme, e a rua Pedro Suzart, na Brasília com prazo de conclui-la em 30 dias. As obras foram suspensas na rua Sabino Silva, na Kalilândia, e na rua Barão do Cotegipe, devido as chuvas.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, espera concluir todo trabalho em até 60 dias.

Serviço transporta paciente até Salvador; Secretaria de Saúde oferece Tratamento Fora do Domicílio

Cidadãos que necessitam de tratamento médico apenas em Salvador disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) podem contar com a Secretaria de Saúde de Feira de Santana, através do setor de Serviço Social, que oferece o serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que transporta os pacientes até a capital de forma segura, na ida e na volta.

“Oferecemos um serviço diferenciado para as pessoas que necessitam de cuidados especiais, porém todos são contemplados”, destaca o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro.

Os pacientes acamados são transportados em ambulâncias. Os demais usuários viajam de microônibus. Para ter acesso ao serviço, o cidadão deve realizar o agendamento da viagem.

No agendamento, as pessoas que já são cadastrados no TFD só precisam apresentar o comprovante de que estão com o procedimento médico marcado em Salvador. Aqueles que não são cadastrados devem apresentar originais e cópias da Carteira de Identidade, CPF, cartão do SUS e comprovantes de endereço e do procedimento marcado em Salvador.

Maiores informações podem ser obtidas na própria Secretaria de Saúde, na avenida João Durval Carneiro, Estação Nova, ou através dos telefones (75) 3612-6637 ou 3612-6636.

Reconhecimento a Feira de Santana; Em Fórum Microsoft de Educação, em São Paulo

Na entrega do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010, em sua quinta edição, o reconhecimento a Feira de Santana.

O Município esteve presente no Fórum Microsoft de Educação Inovadora, que aconteceu na quarta-feira (4), no Espaço do Bosque, em São Paulo-SP. Convidado, o prefeito Tarcízio Pimenta não pôde estar presente e foi representado pelo diretor presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, César Orrico, que se dedicou no evento à troca de experiências e conhecimentos relacionados ao uso das tecnologias inovadoras na educação.

No momento da premiação dos vencedores do Prêmio Educadores Inovadores, a convite de Emilio Munaro, diretor de Educação da Microsoft Brasil, coube ao representante do prefeito de Feira de Santana a entrega da principal premiação, Educador Inovador, à Escola Prof. Francisco Coelho Ávila Júnior, de Cachoeiro do Itapemirim-ES, pelo projeto “Escola nas Nuvens – Soluções Inovadoras na Educação”.

César Orrico considera que o uso de ferramentas tecnológicas que a Prefeitura de Feira de Santana vem utilizando é o motivo do reconhecimento na premiação. Projetos educacionais que fazem uso da tecnologia são desenvolvidos por educadores de escolas públicas.

Em 9 de abril, o presidente nacional da Microsoft no Brasil, Luiz Namura, esteve em Feira de Santana, quando atestou a liderança do Município no país em nível de desenvolvimento digitalizado. A análise dele foi feita após conhecer os programas Feira Cidade Digital e Saúde Digital, que possibilitam a acessibilidade dos feirenses de todas as camadas sociais à Internet banda larga gratuita.

A Microsoft firma no dia 24 deste mês parceria com a Prefeitura de Feira de Santana visando investimentos nas áreas de educação e saúde, através da inclusão digita, com o objetivo é incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121740 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.