Praça de Sergipe aguarda resultado sobre patrimônio mundial

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.

Após ser aceita pela Unesco, candidatura do local deve ser decidida na madrugada deste sábado.

Um comitê da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, deve decidir neste fim de semana o destino de vários sítios candidatos a Patrimônio Mundial.

A reunião do Comitê do Patrimônio Histórico ocorre em Brasília. O órgão analisa 39 indicações de 33 países.

Melhorias

Entre os inscritos está a Praça de São Francisco, em São Cristóvão, no Sergipe.

O local fica a cerca de 23 km da capital Aracaju. Segundo o governo estadual, já foram investidos mais de R$ 770 mil em melhorias na praça e na restauração de partes do Convento Santa Cruz.

A coordenadora do Setor de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado, contou à Rádio ONU, de Brasília, o significado histórico do local para a candidatura

Domínio Espanhol

“Seria, no Brasil, uma representação de urbanimos com características espanholas porque ele resulta de um momento em que a Coroa Portuguesa estava sob domínio espanhol. Além disso, o próprio convento franciscano e o conjunto de edificações em torno desta praça têm, de fato, uma feição excepcional por ser uma adaptação com um padrão brasileiro principalmente no nordeste do país”, afirmou.

São Cristóvão, a primeira capital de Sergipe, foi o local de vários confrontos causados na época da presença holandesa no nordeste.

Pegadas

Portugal e Espanha indicaram as Icnitas de Dinossauros da Península Ibérica, um sítio natural onde há pegadas fossilizadas de dinossauros.

A Cidade Episcopal de Albi, na França, as Cavernas Pré-Históricas de Yagul, no México e o observatório religioso de Jantar Mantar, na Índia, são outras indicações que passam por análise. A reunião da Unesco em Brasília termina na terça-feira

*Com informações da Rádio ONU

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121606 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.