PMFS disponibiliza Vacinas contra meningite tipo C. Confira esta e outras notícias da administração de Tarcízio Pimenta

Vacinas

A Secretaria de Saúde voltou a receber as vacinas contra a meningite tipo C, enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesab). A falta da vacina nas unidades de saúde pública municipais nos últimos meses ocorreu por conta do surto da doença que houve na cidade de Salvador no primeiro semestre deste ano.

Durante o período do surto, a Sesab interrompeu a distribuição da vacina no Estado, concentrou o trabalho de imunização na capital e ampliou a faixa etária da população a ser vacinada. Além das crianças de dois meses a quatro anos de idade, o órgão imunizou também cidadãos que possuíam de dez a vinte e quatro anos devido ao grande número de mortes envolvendo pessoas com as referidas idades.

O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, ressalta que a vacina está chegando a Feira de Santana em pequenas quantidades. “Estamos recebendo as vacinas de forma gradativa através da 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires). Aos poucos toda a rede pública municipal de saúde estará abastecida”, declara.

A rede municipal é formada por 13 postos de Unidade Básica de Saúde (UBS) e 83 de Unidade de Saúde da Família (USF). A vacina é de rotina e será aplicada nas crianças que possuem de dois meses a quatro anos de idade.

Inscrição do Pró-Cultura

O Centro de Cultura Maestro Miro teve um movimento intenso de artistas e pessoas interessadas em inscrever projetos para o Programa de Incentivo Cultural e Esportivo (Pró-Cultura Esporte), na sexta-feira (30 de julho), último dia de inscrições.

Inicialmente, os projetos poderiam ser inscritos até o dia 1º de julho, mas o prazo foi prorrogado devido aos vários feriados juninos durante o mês de junho. A extensão do prazo acabou beneficiando muitas pessoas que não puderam entregar o projeto no início de julho.

Uma dessas pessoas foi o escritor Thiago Lins, mestrando em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que estava no Centro de Cultura Maestro Miro inscrevendo seu livro de poemas intitulado “Tapas”. O poeta fez questão de destacar a importância do Pró-Cultura.

“É uma ideia valiosa porque nos dá a oportunidade de publicar nossos trabalhos. Além disso, ainda faz com que autores feirenses sejam conhecidos pela comunidade, aproximando ainda mais arte e sociedade”, afirmou.

O professor, pesquisador e arquivista do jornal “Folha do Norte”, Carlos Mello, também fez a inscrição de um projeto, que visa preservar periódicos feirenses publicados ne década de 50, o “Santanópolis” e o “Coruja”.

“Tenho esses periódicos digitalizados e é necessário imprimi-los novamente, para que a sociedade tenha conhecimento deles, pois foram eles que documentaram a vida social, cultural e política e econômica da cidade nos anos 1950”, disse.

O Pró-Cultura oferece este ano R$ 300 mil para os projetos, que advêm da renúncia fiscal, por parte da Prefeitura de Feira de Santana, no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviço (ISS). Os patrocinadores poderão ser pessoas físicas ou jurídicas, desde que inscritas no Cadastro de Contribuintes do Município. O abatimento será de até 20% do imposto devido, até o limite de um terço do total dos custos operacionais do projeto – inclusive sobre impostos vencidos inscritos na Dívida Ativa ou ajuizados. Após a inscrição, os proponentes aguardarão o resultado da análise dos projetos. Aqueles que tiverem sua proposta aprovada será contactado pelo Centro de Cultura Maestro Miro.

Capacitação para qualificar atendimento

Os procedimentos que devem ser adotados por uma Central de Regulação Médica das Urgências foram abordados durante dois dias no curso de Capacitação em Regulação das Urgências, encerrado na sexta-feira (30), no auditório do Núcleo Nobre de Estudos, na Kalilândia.

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas policlínicas e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram do evento, que teve o objetivo de qualificar e capacitar os profissionais, para promover a qualificação do atendimento.

O coordenador do Serviço de Urgências da Secretaria de Estado da Saúde, Paulo de Tarso Monteiro Abrahão, repassou orientações aos participantes acerca da gestão dos serviços de urgência e como é possível ordenar o fluxo desses serviços nos municípios. “Tudo o que discutimos busca mudar o cenário atual e elevar o nível de atendimento de urgência e emergência”, disse.

A coordenadora do Samu, Maísa Macedo, avalia como positiva a capacitação. “Foram dois dias intenso de aprendizagem e discussão das nossas rotinas para reconstruir novas ações que dêem conta de responder as necessidades atuais”, ressalta.

Para que os profissionais de saúde pudessem participar do curso sem interromper o atendimento aos chamados, as ambulâncias do Samu partiram do Núcleo Nobre de Estudos para atender à população, durante os dois dias da capacitação.

Ruas recuperadas em toda cidade

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está intensificando a operação tapa buraco em diversas localidades da cidade, visando restabelecer o fluxo normal do tráfego de veículos. As intervenções estão sendo desencadeadas paralelamente às obras de recapeamento de várias outras vias públicas.

As obras estão sendo desenvolvidas por cinco equipes, formadas por 30 profissionais. Os grupos estão atuando em pontos diversos, priorizando os locais onde os danos na pavimentação durante o período das chuvas foram mais concentrados.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, informa que as intervenções estão sendo realizadas simultaneamente no centro da cidade, no conjunto Feira IV, ao longo da avenida de Canal e região do bairro Sobradinho e também avenida Presidente Dutra. “Além disso, ainda estamos concluindo os serviços com tapa-buraco e recapeamento asfáltico da avenida João Durval Carneiro”, ressaltou.

José Pinheiro explica que as intervenções realizadas nas vias públicas de Feira de Santana estão priorizando principalmente os locais de maior fluxo de veículos e por onde trafegam o transporte coletivo urbano. “Mas também vamos chegar a todas as ruas da cidade onde a pavimentação estiver danificada”, destacou.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120549 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.