PLANTEQ capacita trabalhadores domésticos de Salvador

Cento e trinta e dois trabalhadores domésticos de Salvador recebem, na próxima quinta-feira (05/08/2010), certificados de conclusão de cursos oferecidos pelo Plano Territorial de Qualificação Profissional (PlanTeQ), coordenado, na Bahia, pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Agora são 440 trabalhadores domésticos beneficiados nos municípios de Lauro de Freitas, Santo Amaro, Cachoeira, Camaçari e Pojuca.

A solenidade de entrega será às 15h, no auditório da Escola de Medicina, no Pelourinho. Os trabalhadores domésticos foram capacitados nos cursos de Qualificação e Cidadania nos Centros Sociais Urbanos de Narandiba, Castelo Branco, Nordeste de Amaralina, Lauro de Freitas e na comunidade do Bairro da Paz. Nas 200 horas de aprendizado eles receberam noções de ética, cidadania e empreendedorismo, formação política e sindical, culinária, e segurança e saúde no trabalho.

Hoje, na Bahia, a categoria de trabalhadores domésticos é formada por 458 mil pessoas, o que representa 7,6% da população economicamente ativa do estado. A maioria é constituída por mulheres (93,45% do segmento), sendo 85% negras e pardas.

Além dos cursos gratuitos de qualificação, foram disponibilizados a Cartilha do Trabalhador Doméstico, da Coleção Trabalho Decente, e o site Trabalho Doméstico. Tanto a publicação quanto o site contém informações necessárias aos trabalhadores e empregadores para que desenvolvam relações de trabalho dignas.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]