FNDC | Trabalhadores lutam para preservar a Rádio e TV Cultura

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Extensionistas agrícolas, articuladores territoriais e agricultores familiares do Vale do São Francisco estão reunidos hoje e amanhã (25 e 26/08/2010), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Uauá, com a diretoria executiva da Empresa Baiana de desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), órgão ligado à Secretaria da Agricultura (Seagri), para apresentar demandas, planejar políticas públicas no território e discutir prioridades para aplicação de recursos na agricultura familiar. O evento faz parte de uma série de reuniões que acontecerá até o final do ano em todos os territórios de identidade do estado.

Apresentações de trabalhos de assistência técnica e extensão rural realizados com mulheres artesãs de Juazeiro que trabalham com a bananeira como matéria prima, formação de agentes de desenvolvimento rural sustentável, melhoramento genético em caprinos e ovinos através de inseminações artificiais, produção de cultivares de cebola sobre diferentes tipos de irrigação por gotejamento e uso racional da água com a utilização de material reciclado são alguns dos temas abordados.

De acordo com o representante da diretoria na reunião e chefe do Departamento de Caprinos e Ovinos da EBDA, Welington Regis, a Seagri, através da EBDA, vem desenvolvendo ações de assistência técnica e pesquisa, tendo como foco a agricultura familiar, visando ao desenvolvimento sustentável do setor agrícola regional. “Uma das metas da EBDA é organizar as diversas cadeias produtivas, articulando todos os elos envolvidos, além de garantir a assistência técnica aos agricultores, especialmente, aos agricultores familiares”, afirma Regis.

Já para as técnicas da EBDA responsáveis pelas atividades não agrícolas da região do Salitre, Raídes Valença e Zélia Melo, a realização desse tipo de evento é produtivo, pois, em um pequeno espaço de tempo ,é possível reunir todos os técnicos do território e expor as experiências exitosas realizadas com mulheres rurais.

“Bananas tipo chips, artesanatos fabricados com a fibra da bananeira e a taboa (capim do vale do São Francisco), a exemplo de bolsas, chapéus, porta objetos, vasos, chinelos, dentre outros, são algumas das ações de sucesso que encontramos para incluir a mulher rural no mercado de trabalho e a EBDA é peça fundamental dentro desse processo” concluiu Raíldes.

Programação

A programação consta das seguintes atividades: O dia de hoje foi destinado aos técnicos da EBDA, a apresentação das principais ações dos programas e projetos executados, aspectos gerenciais e administrativos; exibição do filme da EBDA com as ações de governo para a agricultura familiar.

Já amanhã (26) as atividades serão dedicadas ao público-alvo (agricultores familiares), instituições de assistência técnica e técnicos da EBDA. O planejamento das metas dos programas de dinamização de crédito e das demais ações, por município e território, será apresentado. As ações de assistência técnica e extensão rural, entre as entidades governamentais das instâncias federal, estadual, municipal, e as não governamentais que atuam em nível dos municípios e territórios, também serão discutidas.

Além da EBDA, participarão representantes dos Bancos do Brasil e do Nordeste, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), CONAB e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), que apresentarão as principais ações dos programas e projetos voltados à agricultura e pecuária regional. A importância da reciclagem e da capacitação do corpo técnico da EBDA, e da divulgação de programas e projetos voltados para a agricultura familiar, também serão ressaltadas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115205 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.