Pilotos da stock Car treinam para o grande prêmio de domingo

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Pelo segundo ano consecutivo, Salvador se prepara para o Grande Prêmio Bahia de Stock Car, realizado nas avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Nesta sexta-feira (13/08/2010), os motores dos carros começaram a roncar durante os treinos livres no circuito de rua batizado de Ayrton Senna, em homenagem a um dos maiores ídolos do automobilismo mundial. No sábado (14), acontece o treino classificatório da 6ª Copa Caixa Stock Car, além da 3ª Etapa da bateria 1 da Mini Challenge.

Os treinos livres são uma oportunidade para os pilotos criarem mais intimidade com a pista. Nos classificatórios são definidas as posições no grid de largada. Na categoria Mini Challenge, que realizou o treino classificatório na tarde desta sexta, dois dos 20 pilotos defendem as bandeiras das mais importantes agremiações baianas – o Esporte Clube Bahia, representado pelo piloto Patrick Gonçalves, e o Esporte Clube Vitória, com Diego Freitas na direção.

A presidente da Federação de Automobilismo da Bahia, Selma Morais, prevê que “esse BA x VI do asfalto aquecerá ainda mais os corações dos nossos torcedores. Foi uma das sacadas mais sensacionais. O povo baiano é apaixonado por futebol e automobilismo”. Gonçalves corre na competição desde o início do ano. Freitas é estreante na categoria.

Atendendo a uma solicitação dos pilotos, o percurso foi alargado e deverá favorecer as ultrapassagens, proporcionando mais emoção à competição. No domingo (15), acontece a bateria 1 da Mini Challenge e, pontualmente, às 11h05, será a vez da competição mais aguardada – a Copa Caixa Stock Car. As arquibancadas também foram ampliadas em 50%. Com isso, a estimativa dos organizadores é que 60 mil pessoas assistam a disputa dos 34 carros que percorrerão os 2,9 quilômetros de pista.

Otimismo

Os organizadores estão otimistas. “A informação que tenho é que restam pouquíssimos ingressos. Todo mundo está querendo ver de perto o espetáculo, que terá as imagens transmitidas para 140 países”, diz Marcelo Eduardo Braga, do Departamento de Comunicação da Vicar, empresa organizadora do evento. Ele afirma que as vendas estão correspondendo às expectativas. “Mais de 70% dos ingressos já foram vendidos”.

Segurança

Para garantir a tranquilidade dos milhares de espectadores da Bahia e dos turistas, a Polícia Militar montou operação especial para o evento. Um efetivo total de 1.629 policiais militares atuarão para garantir a segurança. São homens do Corpo de Bombeiros, do Grupamento Aéreo, Batalhão da Polícia Rodoviária, Polícia Montada, Esquadrão Águia, companhias Rondesp e Rotamo irão atuar no CAB nos dias da prova, com o reforço de detectores de metais e 16 câmeras de videomonitoramento.

Conforme o capitão PM Marcelo Pitta, a estratégia foi montada para contemplar todas as pessoas, em especial, as que utilizam o transporte coletivo. “Um evento como esse, desperta atenção especial. Por isso há uma preocupação com as pessoas que vão assistí-lo. Haverá policiamento intensificado no estacionamento, no acesso ao circuito, nos pontos de ônibus, nos bairros do entorno, tudo para garantir a chegada com segurança dos espectadores, e também o retorno deles para suas residências”. Também a Delegacia Especial de Proteção ao Turista (Deltur) instalou uma unidade móvel no CAB.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112662 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]