Paraíba: morre aos 76 anos o jornalista Josélio Gondim, apelidado de Leão do Norte

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) lamentou nesta quarta-feira (11/08/2010) a morte aos 76 anos de idade do jornalista Josélio Gondim, apelidado de “Leão do Norte”. Lucena disse que o jornalista foi um idealista e empreendedor, que deixou sua marca na comunicação da Paraíba e do Nordeste através das inúmeras publicações que fundou e comandou.

Lembrando a sua trajetória profissional, o senador disse que, no início dos anos 1950, Josélio Gondim, aos 17 anos de idade, bateu à porta do então senador Assis Chateaubriand para presenteá-lo com um retrato em óleo, que lhe rendeu uma bolsa de estudos no Museu de Arte de São Paulo (MASP). Mas, o destino reservado a Josélio não estava no mundo da arte e sim no jornalismo.

– Josélio trocou os pincéis pela caneta e passou a trabalhar na imprensa, atuando à época em grandes veículos de comunicação, como o Diário de São Paulo, O Jornal do Rio de Janeiro e outros veículos impressos vinculados aos Diários Associados, como O Norte, na Paraíba – assinalou.

Lucena acrescentou que o jornalista foi um dos pioneiros do jornalismo em revista no Brasil, tendo fundado as revistas Tudo, O Espelho e O Sol. O senador disse que a revista Tudo rendeu a Josélio uma demanda jurídica com a revista americana Time, que alegava “semelhança gráfica e desvio de clientela”. O imbróglio acabou com a venda da revista ao amigo Josemar Toscano Dantas.

– Josélio deixou também, por escrito, seus registros para a posteridade. São três livros: Sob o Sol do Nordeste;Eu Nu a Caminho dos Elefantes; e Cadeira de Rodas – Nas Ante-Salas da Morte. São testemunhos políticos mais passagens e visões da sua trajetória profissional e da sua vida pessoal – assinalou.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106708 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]