Foi divulgada ontem (24/08/2010) uma nova pesquisa da CNT/Sensus aponta a vitória da candidata Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno da eleição para a Presidência da República. Na pesquisa estimulada, a petista recebeu 46% das intenções de voto, contra 28,1% de José Serra (PSDB) e 8,1% de Marina Silva (PV).
Os demais candidatos, juntos, não atingiram 1% das indicações. Os indecisos e nulo/brancos somam 16,8%. A petista somou 55,3% dos votos válidos, enquanto os outros candidatos juntos alcançaram 44,7%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Na última pesquisa, Dilma liderava com 41,6%, enquanto Serra aparecia com 31,6% e Marina registrava 8,5%. Os indecisos e branco/nulos representavam 14,3%.
Rejeição
A rejeição ao candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, subiu quase 10 pontos porcentuais, passando de 30,8% verificados entre o fim de julho e começo de agosto, para 40,7% entre os dias 20 e 22 deste mês. O dado consta da pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira. A rejeição à candidata do PT, Dilma Rousseff, também aumentou, mas é bem inferior à de Serra: passou de 25,3% para 28,9%.
Para o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, essa taxa de rejeição do candidato tucano torna muito difícil à possibilidade de ele virar o jogo e vencer a candidata petista. “Pela nossa experiência em institutos de pesquisa, nunca vimos uma pessoa se eleger com mais de 40% de rejeição”, disse Guedes.