Palestra sobre Ética na Política abre oficialmente o semestre na UEFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Com o tema Ética da Política: o Desafio da Mudança Estrutural, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) deu início oficialmente às atividades do semestre 2010.2, na manhã desta segunda-feira (30/08/2010), com a Aula Inaugural proferida pelo professor doutor Manfredo Araújo de Oliveira. O palestrante salientou a questão das relações entre ética e política que se transformou num debate nacional em conseqüência das denúncias de corrupção na política brasileira e do Projeto Ficha Limpa.

O anfiteatro ficou lotado com a presença de servidores, professores, estudantes e membros da comunidade externa. O cordelista Jurivaldo Alves da Silva abriu o evento com apresentação de histórias e recital de cordel, seguido de uma manifestação dos estudantes.

Durante a palestra, Manfredo Oliveira destacou a dimensão estrutural da ética que, segundo disse, deve ser considerada sob dois aspectos, ou seja, ética na política, que considera as pessoas individualmente, e ética da política, relacionada às instituições sociais, às organizações coletivas. “A raiz está na concepção unilateral do ser humano, visto como ser individual, mas ele não vive isolado, é sujeito que vive em constante luta pela conquista dele mesmo”, salientou.

Desigualdades

Nesse aspecto, discute-se a necessidade dos governantes possuírem individualmente virtudes que atestariam o caráter e a vontade de organizar a sociedade, construindo a paz social. No entanto, para Oliveira, “o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais”.

Depois de discorrer sobre a relação da ética com a dimensão humana de busca da liberdade, Oliveira destacou que o mundo ético perpassa pelo problema da coisificação do homem com a intensificação das desigualdades sociais. Segundo o professor, essas desigualdades são frutos da discordância aos princípios éticos que destroem o ser humano e suas organizações.

Transparência

Manfredo Oliveira ressaltou que “para garantir a ética na política, mais do que os valores pessoais dos governantes, são necessárias instituições sólidas e de mecanismos de administração transparente, que sejam capazes de garantir os direitos universais do cidadão”. E conclui: “também a existência de meios de comunicação livres, independentes, e de organismos de controle social que acompanhem o exercício do governo garantem a ética na política”.

Manfredo Araújo de Oliveira é professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com doutorado em Filosofia pela Universität München Ludwig Maximilian (Alemanha). O palestrante atua na área de Filosofia com ênfase em ética e é autor de dezenas de livros, entre eles Ética, Direito e Democracia; Ética e Sociabilidade; Desafios Éticos da Globalização; Ética e Práxis Histórica; Ética e Economia e Filosofia Política Contemporânea.

A mesa de abertura foi composta, além do palestrante, pelo vice-reitor Washington Moura, o vereador Frei Cal, representando a Câmara dos Vereadores de Feira de Santana, o professor Jean Cláudio representando a Adufs e Ernatan Benevides Oliveira Júnior, representante do Sintest.

Banner do Governo da Bahia: Campanha 'Aqui é trabalho', veiculada nesta sexta-feira (04/11/2021).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114835 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]