Ministro cubano critica relatório dos Estados Unidos sobre terrorismo mundial

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Brasília – O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodriguez, criticou o relatório divulgado hoje (04/08/2010) pelos Estados Unidos que classifica Cuba como um dos países patrocinadores do terrorismo. Após encontro com representantes brasileiros no Itamaraty, Rodriguez afirmou que “não há país que tenha sido vítima de terrorismo como Cuba”.

Ele disse que foi informado do documento do governo norte-americano após o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro Cultural Banco do Brasil. “Apenas três horas depois [do encontro] se produz esse anúncio, que se refere a um aspecto mais que irracional da política de governo norte-americana”.

Segundo Rodriguez, a inclusão de Cuba nessa lista é um ato injusto e de hipocrisia. “Quero rechaçar energicamente que se inclua Cuba na lista dos países patrocinadores de terrorismo internacional. Não há país que tenha combatido mais o terrorismo que Cuba.”

Além de colocar Cuba na lista dos patrocinadores do terrorismo, o relatório do governo norte-americano afirma que o país governado por Raúl Castro apoia as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o Exército de Liberação Nacional (ELN) e o Pátria Basca e Liberdade (ETA).

Para o ministro cubano, as acusações dos Estados Unidos são mentirosas. “[as pessoas que escreveram o relatório] mentem por razões políticas e atuam contra os interesses do povo norte-americano e do povo cubano, atuam contra os interesses internacionais dos Estados Unidos por pura razão política”.

A relação diplomática entre Cuba e Estados Unidos é conturbada. Desde 1962, Cuba está sob embargo econômico imposto pelo governo norte-americano.

*Com informações da Agência Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]